terça-feira, 2 de agosto de 2022

Bico calado

  • A Nicarágua rejeita a candidatura de Hugo Rodríguez a Embaixador dos EUA para a Nicarágua após observações inflamatórias. Fonte.
  • Os governos e empresas ocidentais reuniram-se na Suíça para planear políticas económicas neoliberais duras para impor à Ucrânia do pós-guerra, apelando à redução das leis laborais, a abertura de mercados, redução de tarifas, desregulamentação das indústrias, e a venda de empresas estatais a investidores privados. A Conferência de Recuperação da Ucrânia de julho de 2022, realizada em Lugano, Suíça e organizada conjuntamente pelos governos suíço e ucraniano, contou com representantes dos seguintes estados e instituições: Albânia, Alemanha, Austrália, Áustria, Banco Europeu de Investimento, Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, Bélgica, Comissão Europeia, Concelho da Europa, Coreia do Sul, Croácia, Chipre, Dinamarcq, Estónia, EUA, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Letónia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, OCDE, Países Baixos, Macedónia do Norte, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, República Checa, República Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suiça, Turquia, Ucrânia. Jake Kallio e Benjamin Norton, Multipolarista.
  • «As novas ditaduras que se vão anunciando no horizonte não proíbem a diversidade política partidária; eliminam antes a diversidade ideológica entre as diferenças partidárias. Não eliminam a liberdade; reduzem esta a um menu de liberdades autorizadas. Não hostilizam o exercício da cidadania; induzem os cidadãos a hostilizá-lo ou a ser-lhe indiferente. Não reduzem a informação; aumentam-na até à exaustão pela repetição sempre igual e sempre diferente do mesmo. Não eliminam a deliberação política; fazem com que ela seja tanto mais dramática quanto mais irrelevante for a deliberação, deixando para entidades não democráticas as “verdadeiras” decisões, sejam tais entidades Bilderberg, Google, Facebook, Twitter, BlackRock, Citigroup, deep state, etc.» Boaventura de Sousa Santos, As transições opostas do século 21 - Outras Palavras.

  • Um comboio de tropas norte-americanas estacionado na Síria contrabandeou toneladas de petróleo sírio em 55 petroleiros, transportando-o através do ponto de passagem ilegal al-Mahmoudiya do nordeste da Síria para o Iraque, informou a Agência de Notícias Árabe Síria. As autoridades sírias têm acusado repetidamente os EUA e as milícias armadas de controlarem 90 por cento dos recursos de petróleo bruto do nordeste da Síria. Condenaram os EUA por serem "tal e qual piratas", roubando os seus recursos petrolíferos e alimentares, agravando ainda mais o desastre humanitário ao causar graves perdas económicas.

Sem comentários: