quinta-feira, 19 de maio de 2022

Bico calado


  • Terrorista de Buffalo defendia supremacia branca. Público 16mai2022. O Público sabe lavar bem quando lhe convém. O terrorista ‘defendia’, mas será que agora já não defende? Mais: de ‘terrorista’ na chamada de orimeira página, o tipo é lavado e torna-se ‘atirador’. O verbo no pretérito imperfeito lava a ‘coisa’ pela segunda vez.

Loja (direita), President Albuquerque (centro) and Knut Svanholm (esquerda)na Madeira em maio de 2022. Fonte: Loja. 

  • A Madeira "adoptou" o Bitcoin. Miguel Albuquerque, o presidente do Governo Regional da Madeira, subiu ao palco em abril durante a conferência Bitcoin 2022 em Miami para anunciar: "Eu acredito no futuro, e acredito no Bitcoin". Disse também que iria trabalhar para "criar na Madeira um ambiente fantástico para o Bitcoin". na Madeira e em todo o país existe um imposto zero sobre as mais-valias de Bitcoin. Isto significa que sempre que um dos residentes da Madeira disponha, gaste ou utilize BTC, não precisa de ser declarado às autoridades fiscais. André Loja, um empresário madeirense que liderou o plano de trazer a BTC para o arquipélago, contou com o apoio de bitcoiners de todo o mundo, incluindo Daniel Prince, Jeff Booth e Michael Saylor, CEO da MicroStrategy. Para tal, Loja está a fundar a Sound Money Foundation, um centro de educação Bitcoin na Madeira. O centro procura ajudar os locais a compreender melhor a moeda criptográfica desde a mais tenra idade. Acompanhando o esforço de educação e o enfoque na melhoria da "alfabetização financeira", a cidade natal da Loja também atrai as empresas Bitcoin com incentivos fiscais atraentes. No Centro Internacional de Negócios, no Funchal, as empresas pagam apenas 5% de imposto comercial, uma taxa altamente competitiva. Portugal já era um pólo de florescimento para os Bitcoiners individuais, mas as empresas podem agora colher os benefícios. A Loja planeia que o governo autónomo da Madeira mine a Bitcoin com restos de energia renovável - uma vez que a ilha tem vento e luz solar abundantes - e até utilize "uma carteira com várias assinaturas para o governo trabalhar financeiramente com a Bitcoin". Como resultado, o governo assumiria a custódia total das minas de Bitcoin que explora, assumindo o controlo das chaves privadas. Loja salientou que a rede de energia elétrica é uma "empresa pública" autónoma, pelo que qualquer Bitcoin minada pela rede iria para as carteiras multi-sig do governo. Cointelegraph. Bitcoin afunda mais de 10%. O que explica o "mini crash" cripto? Jornal de Negócios. Querem ver que a culpa foi da Madeira?

  • Orpea, um dos maiores prestadores de cuidados domiciliários do mundo, confiou numa obscura exploração luxemburguesa chamada Lipany enquanto se expandia na Europa.  Desde pelo menos 2009, os principais executivos transferiram milhões de euros de ativos para esta estrutura paralela e cometeram várias irregularidades. A Orpea está  cotada na bolsa de Paris. Estabelecida em 23 países, dispõe de uma rede de 1.100 instalações médicas com 111.800 camas. O seu incrível crescimento encheu os bolsos dos seus accionistas e transformou Jean-Claude Marian, o seu fundador, num multi-milionário. Maxence PeignéLeïla Miñano e Lorenzo Buzzoni, Investigate Europe.
  • O novo projeto de constituição do Chile irá pela primeira vez reconhecer o direito dos povos e nações indígenas às suas terras, territórios e recursos. Fontes: MercoPress e TeleSur.

Sem comentários: