sexta-feira, 13 de maio de 2022

Açores: projetos polémicos em Poços de São Vicente Ferreira

  • Começaram as obras de dois novos empreendimentos turísticos de grande dimensão junto à zona dos Poços de São Vicente Ferreira, em S. Miguel, Açores. Os adversários dizem que os trabalhos em curso violam o disposto no POOC da costa norte da ilha de São Miguel, que classifica a zona em causa como “Espaço Natural de Proteção” e que são redundantes, uma vez que já há suficiente oferta de alojamento turístico de grande dimensão na envolvente imediata e próxima e uma numerosa oferta de alojamento local que, no conjunto, oferecem um número de camas considerável e adequado à capacidade de carga da zona. Além disso, os novos projetos implicam volumetria impactante e promovem um tipo de turismo intensivo que colide com opções locais de turismo de natureza num destino sustentável. Amigos do Calhau. Petição.
  • The Navigator Company apresentou cinco candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência, num investimento superior a 100 milhões de euros. A Agenda “From Fossil to Forest – Produtos de Embalagem Sustentáveis para Substituição do Plástico Fóssil – é uma das iniciativas em que a Empresa está a participar. O objetivo da Navigator é desenvolver, patentear, produzir e comercializar soluções de embalagem inovadoras que substituam as atuais embalagens de plástico de origem fóssil, nomeadamente as de uso único, por materiais de base renovável e biodegradável a partir da floresta, permitindo assim, dizem, a construção de um futuro sustentável. Agroportal. Tanto paleio, tanto greenwashing para justificar o aumento da área de plantação de eucaliptos.
  • Os residentes da aldeia galesa de Fairbourne recusam-se a abandonar as suas casas apesar dos avisos de que poderá desaparecer devido às alterações climáticas. As cerca de 700 pessoas que lá vivem apelam à autarquia local para oferecer mais ajuda. Daisy Phillipson, LADbible.
  • Lista de livros grátis, em PDF, fornece uma sólida estrutura teórica, empírica e analítica sobre processos de pilhagem dos recursos africanos e a exploração dos mineiros locais. Fonte.
  • Os trabalhadores de uma refinaria da Chevron nos arredores de São Francisco estão em greve há 7 semanas por razões de segurança e remuneração. A Chevron paga agora horas extraordinárias à polícia local para intimidar os grevistas. Ted Goldberg, KQED.
  • As maiores empresas mundiais de combustíveis fósseis estão a avançar silenciosamente com dezenas de projetos de petróleo e gás que poderão arrasar os objetivos climáticos estabelecidos nas últimas cimeiras do Clima. Damian Carrington e Matthew Taylor, The Guardian.
  • Ativista mexicano desaparecida sublinha a ameaça mortal aos defensores do ambiente. Desde 2018 que, pelo menos, 45 ativistas ambientais foram mortos, fazendo do México o segundo país mais perigoso do mundo para a defesa do ambiente depois da Colômbia. Diego Oré, Reuters.
  • Investigando a contaminação por mercúrio em lagos de água doce na Coreia. PHYS.

Sem comentários: