- «A palavra mais usada no Dicionário das Ideias Feitas, de Flaubert, é ‘sempre’. É fácil explicar porquê: por definição, uma ideia feita é uma persistência, uma repetição, um sempre igual. Por exemplo, no dicionário de Flaubert, ao verbete ‘Batalha’corresponde ‘sempre sangrenta’, a ‘bandidos’corresponde ‘sempre ferozes’, e o ‘calor’ é ‘sempre insuportavel’. Se Flaubert viesse agora actualizar e ampliar o seu dicionário, haveria de escrever: ‘Oligarcas - Sempre russos’, tanto na Sic Notícias como em todos os outros media nacionais e estrangeiros; tanto agora, em que eles são repudiados em primeiro lugar como russos e depois como oligarcas, como antes, em que eles eram em primeiro lugar desejados como oligarcas e só depois é que eram russos. É um mistério a desvendar: todos os oligarcas são, por definição, russos? Não há por aí nenhum oligarcazinho português, um só que seja, para sabotarmos um dos verbetes do dicionáio da idiotice?» António Guerreiro, Público 11mar2022.
- «(…) Numa entrevista ao site Setenta e Quatro o jornalista Luís Galrão critica o trabalho dos órgãos de comunicação social durante esta guerra, nomeadamente as televisões. “Ao nível do jornalismo televisivo há de facto uma grande incapacidade para breaking news, sobretudo na componente principal do jornalismo, que é a verificação. É raro o evento em que nas primeiras horas as televisões partilham conteúdos verificados. Vêem alguém partilhar numa rede social, acreditam na narrativa que acompanha esse conteúdo e exibem-no, às vezes durante horas e em repetição permanente. São coisas evitáveis – e eu costumo demonstrá-lo – com três segundos a três horas de verificação.» (…) Para o jornalista, a situação não é de agora. E manifestamente as televisões não estão interessadas em corrigir as notícias falsas, nem em verificar aquilo que divulgam. «Nos últimos anos, na questão de Cabo Delgado, com o terrorismo no norte de Moçambique, também acompanhei aquele grande ataque a Palma. Na altura fiz uma grande verificação de informações divulgadas no Leste-Oeste da SIC [programa de Nuno Rogeiro], um dos meus alvos semanais porque infelizmente é um programa que divulga muita desinformação. Tem muito conteúdo enganador, mau jornalismo – boa parte daquilo nem é jornalismo. (…).» AbrilAbril, As mentiras andammais depressa que os mísseis.
- A Polícia Judiciária deteve Daniel Litvak, rabino da Comunidade Israelita do Porto, no âmbito da investigação sobre a obtenção de nacionalidade portuguesa por judeus sefarditas. O Jogo.
- 704 bilionários americanos ficaram $1,7 triliões de dólares mais ricos durante dois anos de pandemia. JAKE JOHNSON,Common Dreams.
- A Damash Minerals explora ferro no Senegal, Guiné e Burkina Faso, preparando-se para avançar para o Mali e para a Mauritania para extrair ouro, ferro, fosfato, cobre e bauxita. Fundada em 2010 por Luís Figo, ex-futebolista. Record.
Sem comentários:
Enviar um comentário