sexta-feira, 18 de março de 2022

Bico calado

  • A Alemanha e a França lideravam um grupo de 10 países europeus que vendiam armas à Rússia até 2020 apesar do embargo imposto. Laure Brillaud, Ana Curic, Maria Maggiore, Leïla Miñano e Nico Schmidt, IE.
  • «Tiro o chapéu aos jornalistas russos que se demitiram. Quem dera termos jornalistas do mesmo calibre no Ocidente, preparados para arriscar as suas carreiras para protestar contra a amplificação da propaganda das suas organizações no Iraque, Afeganistão, Palestina e Iémen. Com as suas ações, estes jornalistas russos estão a tentar impedir a morte e destruição na Ucrânia. Os jornalistas ocidentais, pelo contrário, estão a pressionar por mais armas para a Ucrânia, e por uma zona de exclusão aérea, que só pode agravar o derramamento de sangue.» Jonathan Cook.
  • «Barroso terá sido complacente ou cúmplice?» Bartoon Luís Afonso, Público 15mar2022.
  • «É necessário fazer uma análise calma dos responsáveis pela guerra entre a Ucrânia e a Rússia e do silêncio e das recusas em encontrar uma solução diplomática para evitar a guerra por parte dos EUA e da UE. (...) Os media hegemónicos guardam silêncio cúmplice em relação aos massacres da NATO e dos EUA na Síria, Líbia, Iraque e às bases militares ao longo das fronteiras da Rússia, pondo em perigo a segurança daquele país. A guerra psicológica dos principais media impõe a sua propaganda nefasta, alimentando o conflito, propagando mentiras e desinformação. Eles mantêm-se em silêncio e escondem a verdade sobre a guerra, eles procuram demonizar a Rússia. Aumentar a tensão e a intervenção da NATO e dos EUA num confronto com a Rússia provocaria a Terceira Guerra Mundial, o que afetaria o mundo inteiro num holocausto nuclear. É urgente encontrar uma solução negociada antes que seja demasiado tarde. Enviar armas e combatentes para a Ucrânia, aplicar sanções e condenação à Rússia é pretender apagar um incêndio com combustível. (...)» Adolfo Pérez Esquivel, premio Nobel de la Paz 1980 - Nodal.
  • A pandemia evidenciou os impactos da desigualdade de rendimentos dos trabalhadores do setor agro-alimentar, galvanizando uma vaga de fundo. LISA HELD, Civi Eats.

Sem comentários: