- Desde 2016, o ano da assinatura do Acordo de Paris, os 25 maiores bancos europeus investiram cerca de 353 mil milhões de euros em empresas que expandem a produção de petróleo e gás. EDUARDO ROBAINA, Climática.
- «O ano da subida de preços (2021) foi o ano em que as energias renováveis produziram mais eletricidade. Cerca de 46,6% da eletricidade consumida por Espanha entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro proveio do sol, vento, água e biomassa, todas elas fontes de energia limpas, renováveis e autóctones (não precisam de ser importadas). As centrais de ciclo combinado que queimam gás para gerar eletricidade produziram apenas 17,2% do total; nuclear, 20,8%. As energias renováveis produziram, portanto, mais eletricidade em Espanha em 2021 do que a energia nuclear e o gás natural combinados.» Antonio Barrero F., EnergíasRenovables.
- A seca prolongada fez descer o nivel das águas da albufeira de Aceredo, na Galiza, explorada pela EDP, expondo a antiga aldeia alagada em 1992. Video DW.
- Os lobistas que representam os gigantes dos combustíveis fósseis ajudam discretamente a liderar os grupos parlamentares britânicos sobre política energética e climática sem necessidade de declarar formalmente o seu envolvimento. Shanti Das, The Guardian.
- O governo canadiano anunciou que vai suspender o financiamento público para a expansão do oleoduto Trans Mountain, depois de a empresa estatal por detrás do projeto ter dito que os custos tinham subido 70% para 21,4 mil milhões de dólares. Nia Williams, Reuters/YahooNews.
Sem comentários:
Enviar um comentário