terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Central do Pego: conversão em biomassa é altamente arriscado para investidores

  • A conversão proposta da antiga central a carvão do Pego em biomassa é um risco elevado para os investidores, alerta um estudo. No entanto, em vez de encerrar definitivamente a central, o seu accionista maioritário, TrustEnergy, planeia convertê-la para a queima de pellets. Os ambientalistas do Biofuelwatch, EPN, Global Forest Coalition e ZERO instaram os financiadores a não financiar este projeto. BankTrack.
  • Os preços do crude e do gás natural continuam a aumentar, mas as exportações de gás do Reino Unido duplicaram num ano, a BP e Shell reportam lucros de 900 libras por segundo e a Chevron reporta lucro de $5bn. Fontes: TheDaily Mirror, The Mail on Sunday e The NYLedger.
  • O banco alemão de desenvolvimento KfW confirmou que não vai financiar a controversa central hidroelétrica Janjići no rio Bosna, na Bósnia-Herzegovina. A central implicaria uma barragem de 16 metros de altura e inundaria uma secção pitoresca do rio com uma série de corredeiras a montante de Zenica. A zona é altamente valorizada pela população local e pelos pescadores e fornece habitat a espécies protegidas, como lontras e pelo menos 15 espécies de peixes de importância europeia. A central hidroelétrica representaria a primeira grande barreira que travaria a migração dos peixes do Danúbio, através dos rios Sava e Bosna até Sarajevo. Željko Trkanjec, EurActiv.
  • Na África do Sul, os tribunais proibiram a Shell de realizar novos testes sísmicos para o petróleo e gás, alegando que o seu processo de consulta estava viciado. Em Mianmar, Chevron e Total retiraram-se do país, parando o seu apoio à junta militar que tomou o poder há um ano. E na Sérvia, o governo suspendeu a concessão de uma mina de lítio da Rio Tinto, numa vitória para os activistas que temiam a poluição maciça e a destruição das suas terras.  No Uganda, a Total está prestes a assinar  um projeto de extração de petróleo de um parque nacional e canalizá-lo através de comunidades, florestas, rios e habitats de animais para a costa rica em mangais e corais da Tanzânia. Corre o risco de não contar com o apoio da maioria dos seus maiores financiadores, que se recusam a apoiar estes oleodutos. Fontes: BBC, The Guardian, BankTrack e Deep Earth International.
  • Um derrame da Star Petroleum Refining em alto-mar chegou às praias de Rayong, na Tailândia. LMTonline.
  • Uma campanha concertada de lobistas para salvar o motor de combustão e atrasar a mudança para veículos elétricos sofreu duro revés, quando testes revelaram a poluição da sua suposta solução tecnológica verde. Em testes de laboratório, verificou-se que a gasolina sintética, ou e-petrol, emitia tantas emissões tóxicas de NOx como os automóveis movidos a gasolina. Transport & environment.

Sem comentários: