segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Bico calado

  • «Um mês após o golpe, o Prémio Nobel da Paz foi atribuído a Kissinger, um homem que podia agora acrescentar o Chile ao Camboja e ao Vietname na sua lista de crimes contra a humanidade. Em breve acrescentaria Angola. Anos mais tarde, o Prémio da Paz foi atribuído ao célebre dissidente soviético Andrei Sakharov, que, quando pouco depois do golpe chileno lhe perguntaram o que pensava da Junta, se recusou a tomar uma posição a favor ou contra ela, com base no facto de que "o Chile está demasiado longe". Isto é o que o anticomunismo pode fazer à mente e à alma, e por que razão eu era um anti anticomunista.» William Blum, West-block dissent: a cold war memoir – Soft Skull Press 2002, p 175.
  • Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro zangado com a revista Sábado, por esta ter publicado uma notícia sobre alegada valorização imobiliária das antigas piscinas do Beira-Mar criadas com a revisão do Plano Diretor Municipal aprovada no mandato anterior, alterando a capacidade construtiva (anteriormente reservada apenas a equipamentos) para prédios com habitação, serviços e comércio, bem como da existência de ligações familiares aos proprietários (um irmão do presidente da Câmara é gestor no grupo e a chefe de divisão de planeamento esposa de um ex-diretor). NA.
  • Financiamento israelita leva dezenas de artistas a boicotarem o Festival de Sydney. O apoio financeiro da embaixada israelita ao festival de artes levou ao cancelamento de 30 eventos. O uso da arte para branquear violações de direitos humanos não é aceitável, dizem os artistas. Esquerda.

Sem comentários: