quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Bico calado

  • O esperto da IL diz que a CGD, antes de Paulo Macedo, teve gestão danosa porque fazia fretes aos amigalhaços. Por isso, defende a gestão privada da banca. Ganda noia: então não foram as gestões privadíssimas do BES, do PBN, do BPP e do BANIF que deram raia e por isso até há uns na cadeia e outros em fuga?
  • O vinho do Pico e o turismo vinícola da “ilha-montanha” estiveram em destaque numa sessão de promoção do Turismo de Portugal no leste da China, que foi transmitida ao vivo na televisão e Internet. Notícias ao minuto. Ora vejam só os Açores a violar as sanções impostas pelos EUA à China…
  • A decisão do governo britânico proibir o equipamento e serviços Huawei 5G nada teve a ver com a segurança nacional, e foi devida à pressão americana, disse Vince Cable, que foi ministro do Comércio e Indústria durante cinco anos no governo de David Cameron. Em julho de 2020, o governo de Boris Johnson anunciou que os produtos Huawei seriam totalmente retirados das redes 5G do Reino Unido até ao final de 2027, citando novos conselhos produzidos pelo National Cyber Security Centre (NCSC). A medida foi tomada meses depois de os EUA terem imposto sanções contra a Huawei com o fundamento de que estava a agir contra os interesses da segurança nacional ou da política externa dos EUA. Os EUA impediram a Huawei de adquirir componentes cruciais como microchips e forçaram-na a criar o seu próprio sistema operacional. Cable acrescentou que durante o seu mandato como ministro os serviços de informações e de segurança deram repetidas garantias de que não havia qualquer risco em utilizar os serviços Huawei. Benjamin Fox, EurActiv.

Sem comentários: