terça-feira, 2 de novembro de 2021

Bico calado

  • Os EUA intervieram nas eleições venezuelanas treinando forças da oposição para utilizar o Facebook contra o partido do Presidente Nicolás Maduro. A partir de outubro de 2013, a National Endowment for Democracy - uma agência governamental criada pela administração Reagan - forneceu quase 300.000 dólares para o National Democratic Institute (NDI) para um programa intitulado Venezuela: Melhor Formação e Competências de Comunicaçãopara Ativistas Políticos. Tim Gill e Christian Lewelling, Jacobin Mag.
  • «A comunicação social dominante faz magia. Durante meses vaticinou, de ciência certa, que o PCP estava a fazer bluff e que viabilizaria um Orçamento que só tinha defeitos e que seria um prejuízo enorme para o país se fosse aprovado. Depois de rejeitado, descobriu que o Orçamento tinha imensas virtudes e que é um prejuízo enorme para o país que não tenha sido aprovado.» António Filipe.
  • «Hoje, a orquestra de comentadores televisivos - já mais afinada, mais junta na cartilha - não se cansou de sublinhar que a audiência de Marcelo a Rangel foi um "erro", um "lapso", uma "gafe". Eles bem sabem que não é assim. Marcelo não é dado a gafes, é dado a manobras, é dado a intrigas. Sabia perfeitamente o que fazia, só não tem em grande consideração a inteligência alheia. Não pensou que tudo isso se notasse.» José Gabriel.
  • «Trinta anos mais tarde, Diego Rivera continuava a ser o grande mestre da pintura e da mentirosa fantasia. Aconselhava a comer carne humana como dieta higiénica e própria de grandes gastrónomos. Dava receitas para cozinhar gente de qualquer idade. Outras vezes empenhava-se em teorizar sobre o amor lésbico, sustentando que esta relação era a única normal, conforme provavam os vestígios históricos mais remotos encontrados em escavações que ele próprio teria dirigido. Por vezes falava comigo durante horas, movendo os papudos olhos índios, dando-me a conhecer a sua origem judaica. Outras vezes, esquecendo a conversa anterior, jurava-me que era ele o pai do general Rommel, mas que esta confidência devia ficar entre nós, pois tal revelação poderia vir a ter sérias consequências internacionais. Tinha uma capacidade de persuasão extraordinária. O modo calmo com que narrava os pormenores mais íntimos e inesperados das mentiras fazia dele um charlatão maravilhoso, cujo encanto ninguém que o tenha conhecido poderá jamais esquecer.» Pablo Neruda, Confesso que vivi – Publicações Europa América 1976, p 150.

Sem comentários: