sábado, 9 de outubro de 2021

Bico calado

  • O Ministério Público pediu pena de prisão suspensa para o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, reeleito pelo PSD nas últimas autárquicas, e o vice-presidente, Pedro Adão, por terem recebido pagamentos indevidos por deslocações em viaturas próprias entre 2010 e 2017. Interior do Avesso.
  • O co-fundador da Moderna e presidente Noubar Afeyan, o co-fundador e membro do conselho de administração Robert Langer, e o investidor da Moderna Timothy Springer foram incluídos na prestigiada lista da Forbes 400. Matthew Miller, The Washington Examiner.
  • Durante décadas, Douglas Latchford "colecionou" uma enorme quantidade de esculturas antigas e outras antiguidades hindus e budistas do Camboja. Pouco tempo depois de um grupo de procuradores norte-americanos terem iniciado processos de confisco e devolução dessas preciosidades Latchford e a família criaram a primeira de duas fundações, com o nome dos deuses hindus Skanda e Siva, na Ilha de Jersey. A fundação Skanda detém a colecção de antiguidades de Latchford. Entre os seus tesouros estão bronzes de Buda, Lokeshvara e outras figuras religiosas. Uma das relíquias é um Buda Naga saqueado avaliado em 1,5 milhões de dólares. Os bens de Latchford nesta fundação foram mais tarde transferidos para o Siva Trust. Entretanto, o artistinha morreu. O património roubado ao Camboja encontra-se espalhado, entre outros museus, pelo British Museum de Londres, National Gallery da Austrália, Denver Art Museum e Cleveland Museum of Art. Nenhum museu forneceu registos que mostrassem que as relíquias tinham sido exportadas com a aprovação do governo nacional. Malia PolitzerPeter WhoriskeyDelphine Reuter e Spencer Woodman, ICIJ.

  • «Não será correto considerar Frances Haugen uma denunciante, pois não sabemos se ela pagou ou venha a pagar qualquer tipo de preço significativo pelas suas revelações. Parece que quando recorreu ao programa 60 Minutos para a ajudar a "denunciar" o Facebook, sabia que teria aliados poderosos - até mesmo aqueles que ocupam a Casa Branca - oferecendo-lhe protecção contra qualquer tipo de consequências significativas do Facebook. Ela terá mesmo contratado a empresa de relações públicas que representa Jen Psaki, a porta-voz da Casa Branca. Ela não está a ajudar a denunciar o caráter da própria estrutura de poder, ou os seus crimes ocultos, ou o seu défice democrático, como fizeram Manning e Snowden. Ela não virou as costas ao sistema e revelou os seus segredos mais sombrios. Ela simplesmente trocou de lealdades dentro do sistema. É precisamente por isso que tem sido tratada com tanta reverência pelo programa 60 Minutos e por outros media "liberais" e banqueteados por políticos Democratas. Verdadeiros denunciantes como Manning e Snowden ameaçaram a segurança nacional, e foram vilipendiados por ambos os lados. Ela não está a bater-se por nós, o público, está a ajudar um conjunto de elites contra outro conjunto de elites. É precisamente por isso que a sua mensagem ao programa 60 Minutos e ao Congresso é simples: é preciso mais regulamentação das redes sociais, mais algoritmos secretos, mais opacidade em vez de transparência. Os políticos que querem uma maior regulamentação das plataformas das redes sociais para manter de fora vozes independentes e pensamento crítico, os bilionários que querem reafirmar o seu poder de porta-estandarte dos media contra os patos bravos das novas tecnologias, os visionários do Sillicon Valley que querem aprofundar as suas ferramentas digitais nas nossas vidas, todos encontraram uma aliada em Haugen. Ela não ameaça o status quo, um status quo que continua a pilhar os recursos finitos do planeta até à exaustão, que trava guerras intermináveis pela posse de recursos em todo o globo, que está a levar a nossa espécie à beira da extinção. Não, ela mantém um status quo que irá assegurar que os mesmos psicopatas se mantenham no poder, os seus crimes ainda escondidos. É por isso que Haugen não é realmente uma denunciante, corajosa ou não. Porque os denunciantes pagam um preço pesado por defenderem a verdade, a humanidade, a vida. Ela está simplesmente a escorar um caminho de elite de vários para mais corrupção, mais engano, mais sofrimento, mais morte.» Jonathan Cook, Haugen não é realmente uma 'denunciante doFacebook' - e é perigoso imaginar que o seja.

Sem comentários: