segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Bico calado

  • «Recebi hoje um panfleto cá em casa do "Chega". Informação sobre ideias 0, tinham no entanto 3 pontos que segundo o seu panfleto são verdades absolutas. Fui pesquisar: 1ª Afirmação: "Portugal é o País mais pobre e atrasado da Europa". Fui confirmar, e descobri que portugal é o 17º país mais rico da Europa, ou o 28 mais pobre, ranking calculado pelo GDP aqui. 2ª Afirmação "Portugal é o País mais corrupto da Europa". Novamente, fui confirmar, descobri que portugal é o 26º país mais corrupto da Europa, ou o 17ª país menos corrupto da Europa. 3ª Afirmação "Portual é o País com a pior justiça da europa". Este é mais dificil... pois é dificil medir o conceito. No entanto encontrei o relatório abaixo que contradiz, em quase todos as métricas a ideia de termos o pior da europa (somos dos piores vá). O panfleto chega ao fim dizendo: "Votar no CHEGA é o início da solução". Portanto, o que eu posso concluir, é que se eles forem eleitos vão deixar de mentir. A título mais pessoal tenho uma pergunta, um partido que tem candidatos que dizem ser a solução para todos os problemas de Portugal, mas não apanham os cócós do seu cão quando o vão passear (história verídica) querem ser levados a sério?» Algures no Facebook.

  • Como a CIA tentou derrubar o Governo Trabalhista Progressivo da Nova Zelândia fomentando o ódio racial branco contra a população indígena Māori. Murray Horton, CAM.
  • 1.100 mineiros de carvão estão em greve contra a Warrior Met no Alabama desde 1 de Abril de 2021. Os grevistas lutam pela inversão das concessões que lhes foram impostas em 2016, quando a BlackRock e outros credores bilionários criaram a Warrior Met Coal e assumiram as operações mineiras com a ajuda de um tribunal de falências. Para manter os seus empregos, a Warrior Met obrigou os mineiros a trabalhar sete dias por semana e a aceitar um corte no salário de $6 por hora, aceitar um seguro de saúde reduzido, e desistir da maior parte do seu pagamento de horas extraordinárias e férias pagas. Stansfield Smith, Dissident Voice.
  • Investigação do Centre for Public Integrity  mostrou que, nos últimos 20 anos, o setor das imobiliárias  e da construção declararam um total de mais de 54 milhões de dólares em doações a partidos políticos na Nova Gales do Sul e em Queensland. Callum Foote, Michael West Media.

  • «Ou como o primeiro-ministro da Inglaterra, Lord Salisbury, expressou no seu famoso discurso no Albert Hall, a 4 de Maio de 1898: ‘Pode-se dividir grosso modo as nações do mundo em vivas e moribundas’. Era uma imagem que se aproximava assustadoramente da realidade. As nações fracas tornam-se cada vez mais fracas e as fortes mais fortes, continuou Salisbury. Foi na natureza das coisas que ‘as nações vivas invadirão fraudulentamente o território das moribundas". Ele dizia a verdade. Durante o século XIX, os europeus invadiam vastos territórios no norte da Ásia e América do Norte, na América do Sul, África, e Austrália. E os moribundos estavam a morrer apenas porque as suas terras lhes tinham sido retiradas. A palavra genocídio ainda não tinha sido inventada. Mas o conceito existia.» Sven Lindquist, Exterminate all the Brutes (1992) – Granta 1996, pp 140-141.

1 comentário:

OLima disse...

Só três dias depois - 30set2021 - é que o JN fala do assunto, na página 27