sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Bico calado

Há 48 anos: o 11 de setembro de 1973 no Chile

  • Do que nunca se fala quando se fala de terrorismo islâmico: Os EUA e o Reino Unido financiaram ativamente grupos e organizações que se aliaram às mesmas pessoas que conduziram o 11 de Setembro. Mark Kurtis, DDN. A propósito, reler Apoio de Margaret Thatcher aos jihadistas afegãos encoberto pelos censores do Reino Unido, por Phil Miller, traduzido e sumariado aqui.
  • John Pilger considera os militares norte-americanos uma máquina assassina e discute por que razão a Guerra do Afeganistão deve ser vista através da ótica do imperialismo ocidental, da escala de baixas civis e da destruição do Afeganistão pelos países da NATO, da forma como os EUA criaram a situação atual ao apoiarem as forças jihadistas afegãs contra a União Soviética durante a Guerra Fria, do progresso social e da reforma progressiva perdida para a história com a queda do governo do PDPA apoiado pelos soviéticos no Afeganistão. Going Underground, RT.
  • Há 20 anos que um colunista do NYTimes e da Newsweek contamina a comunicação social com “pérolas” como estas: O colapso iminente da China (NYTimes 7set2001; Impeçam a China de criar um patógeno letal para a civilização (Newsweek 31mai2021); A procriação forçada chegou à China? (Newsweek 8jun2021); A China é uma ameaça existencial para os EUA (Newsweek 24ago2021); O veneno da China contra os EUA é ominoso (Newsweek 7set2021);. Via AlanMacLeod.

Sem comentários: