- Ativistas da Greenpeace despejaram uma enorme pilha de resíduos plásticos junto da residência do primeiro ministro Boris Johnson num protesto contra o Reino Unido despejar o seu lixo no estrangeiro. A pilha de 625kg de lixo plástico foi largada no exterior do número 10 depois de mais de 250.000 pessoas, e 38 deputados terem assinado uma petição pedindo o fim da exportação de plástico para o estrangeiro. Rachel Wearmouth, Mirror.
- O Conselho de Segurança Nuclear emitiu parecer negativo ao pedido de autorização para a construção da fábrica de concentrados de urânio em Retortillo, perto da fronteira portuguesa, a norte de Vilar Formoso. O motivo apontado para o parecer desfavorável ao pedido deve-se à baixa fiabilidade e nas elevadas incertezas das análises de segurança da instalação radioativa em relação aos aspetos geotécnicos e hidrogeológicos. Este parecer desfavorável já provocou a queda de 12% das ações da Berkeley Energy na bolsa de Madrid. Interior do avesso.
- O Presidente francês Emmanuel Macron quer reestruturar a EDF e separar o dispendioso ramo da energia nuclear do resto do negócio. Espera-se que a medida permita à EDF duplicar o seu objetivo de crescimento em energias renováveis para 100 gigawatts até 2030 e ajudá-la a gerir as suas dívidas. A sua dispendiosa frota nuclear é uma das razões da sua pesada dívida líquida de 42 mil milhões de euros. The Telegraph.
- Cerca de 22 aldeias em Busia, no Quénia, receberão um total de 7.000 pontos de ligação eléctrica mais serviços de iluminação pública e água movidos a energia solar após a InfraCo Africa, financiada pelos governos dos Países Baixos, Suíça e Reino Unido, ter investido 4,2 milhões de dólares na aquisição de 40% do promotor Kudura Power East Africa, propriedade da portuguesa Rural Village Energy Solutions. A InfraCo Africa faz parte do Grupo de Desenvolvimento de Infraestruturas Privadas financiado pelos governos mencionados mais os da Austrália, Suécia e Alemanha, juntamente com o ramo do setor privado da International Finance Corp do Banco Mundial. Max Hall, PV Magazine.

Sem comentários:
Enviar um comentário