quinta-feira, 3 de junho de 2021

EUA: fábrica de pellets adiada indefinidamente na Carolina do Norte

  • O nosso Atol Fala (Ko Talatala Mai Tō Mātou Wenua) é um poema cinematográfico comunitário sobre o vasto conhecimento ambiental de Pukapuka/Nassau, um atol no Grupo do Norte das Ilhas Cook. Este poema comunal, desenvolvido a partir de entrevistas com Pukapukans de 2015-2017, entrelaça-se com imagens espantosas de terra, céu e mar. As alterações climáticas e a subida do nível do mar são a maior ameaça para o futuro da ilha. As práticas de conservação desenvolvidas ao longo de milhares de anos têm algo a ensinar. Este pequeno documentário fornece uma metáfora visual para o conhecimento do clima indígena a partir da perspectiva do atol e do seu povo.
  • Uma fábrica de pellets de proposta pela Active Energy em Lumberton, Carolina do Norte, localidade que já sofre de disparidades de justiça ambiental, foi adiada indefinidamente. Se construída, a instalação aumentaria as emissões potenciais para 5 dos 6 principais poluentes. NC PolicyWatch.
  • Um conflito de interesses desencadeou-se entre uma empresa de aquacultura e conservacionistas e operadores turísticos locais ao largo da costa da ilha de Vancouver, na Colúmbia Britânica, por causa de planos de despejar pesticidas na água. A Cermaq, uma empresa japonesa que opera uma exploração de salmão perto de Tofino, tenta a aprovação para despejar quase um milhão de litros de pesticidas nas águas da Reserva da Biosfera de Clayoquot Sound. O pesticida contém peróxido de hidrogénio, e a Cermaq quer utilizá-lo para se livrar dos piolhos do mar que afetam o salmão de viveiro. A empresa já tinha uma licença de três anos para despejar pesticidas na água, mas está a procurar renovar a licença, uma vez que esta deverá expirar este ano. Tom Yun e Melanie Nagy, CTV News.
  • Está a ser montada uma central fotovoltaica vertical nos Alpes suíços. Cerca de 6 mil painéis serão montados nos 10.000m2 da barragem de Muttsee. Emiliano Bellini.

Sem comentários: