Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Bico calado

  • "Deste grupo de cinco raparigas, quatro tinham sido violadas pela polícia, algumas várias vezes. A polícia fá-lo porque pode. As pessoas são continuamente detidas pela polícia por causa dos seus documentos, e as raparigas bonitas são as preferidas. Não há justiça ou reparação no Uzbequistão. Basta um alegado problema com os seus documentos, uma ameaça de plantar narcóticos ou acusá-las de prostituição. A polícia tem uma rapariga com quem brincar. Este mal é extraordinariamente prevalecente. Tornou-se aceite como uma das dificuldades normais da vida no país. Ninguém parece sequer ficar muito zangado com isso. Estão mais preocupados em esconder a vergonha - uma rapariga tem de ser virgem para se casar. Há uma prática incrível prevalecente em todo o Uzbequistão. As raparigas mandam coser o seu hímen antes do casamento, para que os lençóis da cama manchada de sangue possam ser exibidos. Isto não é um mito urbano - a Organização Mundial de Saúde estima que 40% das raparigas uzbeques urbanas mandem coser o seu hímen, e eu conheci um antropólogo britânico que investigou isto. Também conheci um ginecologista que realiza a operação, mas 90% desses procedimentos são trabalhos "de vão de escada" que implicam um sério risco de infecção.» Craig Murray, Murder in Samarkand – Mainstream Publishing 2007.
  • Revolta das Ilhas Atlânticas em 1931. Entre 1926 e 1940, republicanos, socialistas e outros democratas (civis e militares) opuseram-se aos ditadores pela força das armas, numa guerra civil larvar e intermitente, dificultando-lhe a sua instalação. A Revolta da Madeira – que se estendeu aos Açores e tentou alargar-se ao Continente foi um desses momentos de afrontamento, iniciado em 4 de abril de 1931. Conversa com Célia Reis,conduzida por Fernando Rosas e Luís Farinha
  • «A identidade do nacionalismo inglês exige que este tenha o direito de governar os outros, mesmo que agora apenas na Escócia, no País de Gales e na Irlanda do Norte. Por isso, nem sequer podem ser suficientemente honestos para dizer aos lealistas da Irlanda do Norte que o país de que desejam fazer parte já não os quer, mesmo que a grande maioria desse país provavelmente pense assim. Por isso, Johnson alimenta a esperança daqueles revoltosos, assegurando ao mesmo tempo que na realidade não há nenhuma, como mostram as suas ações no Brexit.» Richard Murphy, The heavy price of Johnson’s English nationalismTax Research UK.
  • O chefe da Mossad, Yossi Cohen, vai reunir-se em Washington com altos funcionários da Casa Branca e dos serviços secretos Americanos. O chefe da secreta israelita encontrar-se-á também com Biden e Cohen, que apresentará provas de que o Irão está a mentir e a esconder pormenores sobre o seu programa nuclear, numa tentativa de impedir os EUA de reentrarem no acordo nuclear de 2015. The Times of Israel.
  • «Acabo de ser vacinado por uma mulher nascida no Vietname, com uma vacina criada por um migrante turco e uma alemã filha de pais turcos e fabricada por uma empresa americana dirigida por um migrante grego. Obrigado, mundo.» Charles Kenny.

Sem comentários: