Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 3 de abril de 2021

Bico calado

  • Luís Carito, antigo vice-presidente da Câmara de Portimão e ex figura de proa do PS, candidata-se como independente, apoiado pelo PSD e CDSà mesma Câmara. Acusa o atual executivo de gestão desastrosa. Descarta as antigas críticas do PSD e do CDS que o acusavam de corrupção, má gestão e más contas nas reuniões dos órgãos autárquicos e nos media e redes sociais. Recorde-se que este senhor foi aquele que, perante uma busca da PJ a sua casa, engoliu uma folha de papel A4. Julgado, foi absolvido. Currículo mais que invejável, sem dúvida. Fontes: Sul Informação, CMDN e Twitter.
  • "Quanto mais corrupto era o Estado, mais numerosas eram as leis. Então Pompeu foi escolhido para reformar os costumes, e os remédios que propôs revelaram-se mais prejudiciais do que os crimes". (Tácito. Anais, III). Via Arturo Pérez-Reverte.
  • Israel vai deslocalizar 1.550 palestinianos para construir um parque em Jerusalém. MEM.
  • Em 2020, 55 empresas norte-americanas pagaram $0 em impostos federais sobre o rendimento num total de $40,5 mil milhões em lucros. O relatório baseia-se na análise do Instituto de Fiscalidade e Política Económica dos relatórios financeiros de 2020 apresentados pelas maiores empresas de capital aberto do país. Em vez de pagarem um imposto colectivo de 8,5 mil milhões de dólares em impostos federais sobre os lucros do ano passado, no valor de 40,5 mil milhões de dólares, conforme mandatado pela taxa estatutária de 21%, as 55 empresas exploraram lacunas preexistentes e isenções fiscais relacionadas com a pandemia para reduzir as suas facturas fiscais a zero. Estas empresas não só asseguraram uma obrigação fiscal zero, como receberam um montante colectivo de 3,5 mil milhões de dólares em descontos, elevando o montante total das receitas federais perdidas para 12 mil milhões de dólares. E 26 delas não pagaram um cêntimo durante os últimos três anos, período em que vigoraram os cortes fiscais "moral e economicamente obscenos" da administração Trump para as empresas e americanos ricos. Kenny Stancil, Common Dreams.
  • O Arquivo de Segurança Nacional dos Estados, organização fundada por académicos e jornalistas de investigação, publicou 12 documentos secretos que revelam o esforço do regime brasileiro para subverter a democracia e apoiar a ditadura no Chile. Entre os documentos divulgados, que podem ser consultados na íntegra no site da organização encontra-se um telegrama enviado pelo então embaixador do Chile no Brasil, Raúl Rettig, ao Ministério das Relações Exteriores do seu país, intitulado "As Forças Armadas brasileiras possivelmente (estão) levando a cabo estudos sobre guerrilhas que estão a ser introduzidas no Chile". Lusa/Esquerda.

Sem comentários: