Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 12 de março de 2021

Bico calado

  • Países mais ricos da Organização Mundial do Comércio bloquearam uma aproposta de mais de 80 países em vias de desenvolvimento para renunciar aos direitos de patente num esforço para aumentar a produção de vacinas COVID-19 para nações pobres. A proposta da África do Sul e da Índia foi apoiada por dezenas de países em vias de desenvolvimento na OMC, mas oposta pelos países ocidentais, incluindo Reino UNido, Suíça, países da UE e os Estados Unidos, que têm grandes indústrias farmacêuticas. EurActiv.
  • As teorias da conspiração do derrame de combustível ajudarão Netanyahu a vencer? A atual tragédia revelou a lamentável incapacidade de Israel lidar com uma crise ambiental, embora seja geralmente considerada uma das nações mais importantes do mundo em reagir em situações de desastres. Enquanto se tenta limpar os resíduos da maré negra que cobriu cerca de 200 Kms de costa, a ministra da Proteção Ambiental de Israel, Gila Gamliel, tentou sacudir a água do capote. Publicou uma série de tweets alegando que um “navio pirata propriedade da Líbia”, supostamente o petroleiro Emerald, saíra do Irão com destino à Síria, para cometer um “ato de terrorismo ambiental” contra Israel. Na narrativa hiperbólica de Gamliel, o Emerald é um navio pirata terrorista às ordens do eixo do mal Irão-Líbia, que, enquanto viola as sanções das Nações Unidas ao fornecer petróleo bruto ao regime sírio de Bashar al-Assad, despeja crude no inimigo sionista. Perante a falta de evidências, fontes da defesa israelita têm informado discretamente os media contra o pensamento conspiratório de Gamliel, enfatizando que as evidências sugerem um acidente e não um ataque terrorista. Eles estão, sem dúvida, cientes de que a sua retórica acalorada corre o risco de minar uma das principais conquistas da política externa de Israel – a sua aliança recém-consolidada com os Emirados Árabes Unidos, um país que tem grandes interesses na Líbia. Jason Pack e James Roslington,  Foreign Policy.
  • «PSD apresenta 100 nomes para as autárquicas. 97 são homens. Não se percebe. Não tinham homens nas outras três autarquias?» José Gusmão.
  • Ajudem o PSD a descobrir mulheres. Maria João Marques, Público 10mar2021.
  • A jornalista americana Silvia Foti revelou um grande encobrimento do governo lituano. O seu avô, Jonas Noreika, considerado um herói da Segunda Guerra Mundial no seu país, era na verdade um assassino em série nazi. Ela acaba de publicar um livro que conta a história real: A neta do nazi - como descobri que o meu avô era um criminoso de guerra. RT.
  • «Sou do tempo em que as pessoas ainda confiavam no New York Times. Hoje em dia, quanto mais barata fica a assinatura (é 50 cêntimos por semana para quem se faça caro), menos coisas interessantes há para ler. Não é exagero dizer que me esqueci da última vez que me surpreendeu ou encantou.» Miguel Esteves Cardoso, Publico 10mar2021.
  • «Pagamento de estacionamento cobrado de forma indevida. Suspensão foi anunciada, mas parquímetros continuam a receber pagamentos. Medida em vigor não chegou ao conhecimento de todos, porque concessionária não colocou avisos. Lisandra Valquaresma, Defesa de Espinho 11mar2021.

Sem comentários: