sábado, 30 de janeiro de 2021

Sérvia: centrais a carvão no tribunal por poluição tóxica e prolongada

  • Os patrões da indústria nuclear expressaram o seu desapontamento após a japonesa Hitachi ter-se desligado da nova central nuclear planeada para Wylfa Newydd, em Anglesey, no norte do País de Gales. E pedem o repensar do projeto e mais apoios a bem de um futuro sem carbono. Belfast Telegraph.
  • O governo do Reino Unido aceitou uma queixa de violação de direitos humanos contra a gigante mineira Glencore sobre uma descarga de águas residuais tóxicas no Chade, onde dezenas de moradores sofreram queimaduras graves, lesões na pele e doenças após o contato com água contaminada. A queixa, apresentada por três grupos de direitos humanos em nome das comunidades afetadas, alega abusos ambientais e falhas de empenhamento social pela empresa FTSE-100 em relação a duas descargas, o despejo de águas residuais e um alegado despejo de petróleo em 2018. Kate Hodal, The Guardian.
  • As centrais a carvão sérvias, administradas pela empresa estatal de energia Elektroprivreda Srbije, lançaram grandes quantidades de gases tóxicos em toda a região durante décadas, causando centenas de mortes prematuras nos Balcãs Ocidentais e na UE. Finalmente, sentaram-se no tribunal, graças a ativistas. Roberta Arbinolo, EEB.
  • O Tribunal de Apelação de Haia responsabilizou a subsidiária nigeriana da Shell por dois derrames que espalharam óleo sobre uma área de cerca de 60 campos de futebol em Oruma e Goi em 2004 e 2005. A Shell Petroleum Development Company da Nigeria Limited maanifestou-se dececionada, dizendo que continuava a acreditar que a sabotagem provocara aqueles derrames. Mike Corder, AP.
  • Berlim, capital da Alemanha, está prestes a dar mais um passo na transição da mobilidade com a primeira lei de peões do país. A lei vai elevar o estatuto dos peões em relação a outros meios de transporte, além de tornar o sistema mais acessível para cadeiras de rodas e mais fácil para os cegos. Os tempos dos semáforo para peões serão prolongados, o trajeto para as escolas será mais seguro para os alunos. Julian Wettengel, CEW.
  • Senadores republicanos de estados produtores de petróleo apresentaram legislação para tentar bloquear a ordem da administração Biden de suspender novos leilões de petróleo e gás em terras federais. «As terras federais e a água não pertencem ao presidente Biden, pertencem ao povo dos Estados Unidos. Este projeto de lei garante que nenhum presidente possa suspender unilateralmente a produção de energia americana e colocar milhares de pessoas no desemprego como este presidente está a tentar fazer», afirmou Bill Cassidy, senador republicano pela Louisiana. Reuters.

Sem comentários: