segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Bico calado

  • «(…) Vários telespetadores manifestaram ao provedor o seu desagrado quanto às frequentes interrupções com que o jornalista [João Adelino Faria] cortou o raciocínio dos candidatos entrevistados, não os deixando expressar com tranquilidade o seu pensamento, confrontando-os com interpretações distorcidas do que disseram e impedindo-os de fundamentarem os seus pontos de vista. (…) Revistas as entrevistas, o provedor conclui que a prestação de João Adelino Faria pecou por demasiada insistência nas perguntas para as quais pretendia obter respostas, excesso de interrupções do discurso dos entrevistados e, por vezes, extrapolação enviesada do que por eles tinha sido referido. Em algumas entrevistas o tempo de fala do entrevistador foi igual ao tempo concedido ao entrevistado. Desta forma, os telespetadores pouco ganharam em termos do conhecimento do pensamento e da provável ação dos candidatos caso sejam eleitos Presidente da República.» Jorge Wemans, Provedor do telespectador, sobre entrevistas na RTP na pré-campanha das presidenciais.
  • «O fascismo não é uma ideologia como outra qualquer nem o seu objectivo são ideias, apresenta-se com uma organização política legal, com milícias nos bastidores para amedrontar, ameaçar e aniquilar dirigentes de esquerda ou sindicais e apoiar medidas autoritárias, suportadas financeiramente por empresários desesperados. A sua expressão legal, em debates, é a boçalidade. Ganha quem consegue impedir os outros de se expressarem. Na ausência de uma milícia ali no debate, em público, que pudesse bater e amordaçar João Ferreira, Ventura usou da máxima violência verbal, já que a física estava vedada - o princípio é o mesmo, calar e suprimir o adversário, não debatendo uma única ideia. Ninguém conseguiu ouvir nada, nem das ideias de João Ferreira, nem dos grunhos de Ventura, altos, para que nada se escutasse. A moderadora foi tratada por Ventura com um desrespeito vergonhoso - um adorno, uma inexistência para Ventura continuar a grunhir.» Raquel Varela
  • Pamela Anderson, ícone do Baywatch, juntou-se ao WikiLeaks para fazer um apelo de 11 horas para que os EUA retirem as acusações contra Julian Assange antes da decisão de um juiz sobre se ele será extraditado do Reino Unido. RT.
  • A Indonésia vai ressuscitar o seu sonho nuclear? O ministério da Defesa assinou um cordo com a norte-americana ThorCon International para a pesquisa e desenvolvimento de um pequeno reator de sal fundido de tório, que contaria com a parceria da construtoar naval reator de sal fundido de tório, da operadora de energia PT PLN e da mineradora PT Timah. Sung-Mi Kim, The Diplomat.
  • Desconhecido para a maioria dos americanos, os EUA destruíram totalmente a Coreia do Norte. Na sua campanha de bombardeamento da Guerra da Coreia, os EUA incendiaram todas as cidades da Coreia do Norte. David McNeill, The Irish Times, 20set2017.

Sem comentários: