quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Bico calado

Louvor a Cavaco Silva – Conjugação do verbo boliqueimar. Vitorino Salomé.

  • «Ao discurso conciliatório e afectivo de Marcelo opõe-se a sua acção política, intriguista e sem escrúpulos, cujo objectivo é o poder pelo poder. Marcelo tem linhas de comunicação directas para todos os canais de televisão e imprensa. O PS, em peso, apoia Marcelo por uma razão: Marcelo, nos bastidores, puxa os cordelinhos, tem acesso aos dossiers e aos podres de muitos nomes socialistas. Marcelo, ele próprio, é imune a escândalos. Este presidente foi durante décadas o principal político de confiança de Ricardo Espírito Santo Salgado e quem, politicamente, sobreviveu a isso, sobrevive a tudo. Se "quem se mete com o PS leva", quem ousa dizer que o presidente vai nu, só sente uns fios a serem puxados nos bastidores antes de desaparecer de cena. Por isso ninguém o faz. Marcelo é o novo Dono Disto Tudo, com a diferença que foi, e voltará a ser, legitimado pelo voto popular. Comparado com Marcelo Rebelo de Sousa, o seu execrável antecessor era um democrata convicto.» Miguel Szymanski, Maquiavel versão português suave.
  • Há trinta anos Marcelo concorria para acabar com a carreira política de Cunhal. Domingos Lopes, Público 29dez2020. Via O Chocalho.
  • Ressaca de Natal e a prenda da vacina, Tubo de ensaio/TSF

  • «A Arte Xávega, um tipo de pesca tradicional na Costa da Caparica, município de Almada, foi em 2017 inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, na sequência de uma proposta elaborada pelo Centro de Arqueologia de Almada e apresentada pelo município. Espinho pelos vistos prepara o processo, Ovar vai seguir o mesmo caminho. O grande objectivo seria conquistar o estatuto de Património Imaterial da Humanidade para a arte xávega numa candidatura conjunta à UNESCO. E se, por um lado, são positivos os esforços de classificação e inventariação dos traços culturais de determinados grupos profissionais e artísticos, ou regiões, por outro lado, porém, algumas destas iniciativas poderão facilmente configurar autênticas práticas predatórias com meros fins comerciais, de “branding” e “valorização turística” feitas com recursos públicos em benefício de entidades cujos interesses são alheios aos grupos cuja cultura visam “salvar”. Entre a miséria em que ainda vivem largos sectores destes grupos piscatórios e a devastação ambiental a que estão sujeitos os frágeis ecossistemas costeiros em que desenvolvem as suas actividades existe ainda quem procure aproveitar de eventuais as novas formas de patrimonialização predatória ao serviço de interesses empresariais e financeiros obscuros, em prejuízo das culturas locaisJoão Maia.
  • Secretas privadas estão a usar redes telefónicas baseadas nas Ilhas do Canal da Mancha para permitir que operações de vigilância sejam realizadas contra pessoas em todo o mundo, incluindo cidadãos britânicos e norte-americanos. Crofton Black, True Publica.
  • Um cidadão jornalista foi condenado a 4 anos de prisão por ter provocado sarilhos ao divulgar a propagação da pandemia em Wuhan, China. Reuters.
  • Em 29 de dezembro de 1890, a Cavalaria dos EUA matou mais de 250 homens, mulheres e crianças lakota. Vinte soldados receberam a Medalha de Honra pelo ataque. Foi em Wounded Knee. Eyewitness to History.

Sem comentários: