terça-feira, 13 de outubro de 2020

Bico calado

  • «(…) Em 2016 o Wikileaks divulgou e-mails da então secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que revelavam que o objectivo da guerra da NATO contra a Líbia tinha, mais uma vez, pouco a ver com direitos humanos e democracia mas, em contrapartida, tinha muito a ver com a vontade de impedir que este país tentasse criar uma moeda pan-africana alternativa ao dólar e ao franco usado em 14 ex-colónias africanas da França. Mais uma vez toda a imprensa mundial utilizou, alegremente, essa informação. (…) Os grandes jornais que tanto se serviram de Julian Assange, desde 2010, não querem agora saber dele. A opinião pública foi, entretanto, intoxicada com denúncias e até filmes sobre eventuais falhas de carácter do ativista ou sobre uma possível manipulação russa das informações do Wikileaks - como se isso, mesmo se fosse verdade, desculpasse ou apagasse os múltiplos e infinitamente maiores e mais graves crimes de Estado, de guerra e de corrupção que Assange ajudou a denunciar. Tenho sempre muitas dúvidas sobre a utilidade para a democracia dos que se apresentam como justiceiros solitários, como Julian Assange, Edward Snowden ou, agora, o português Rui Pinto - desconfio sempre de quem quer ser D. Quixote: o mais certo é ser louco ou ser falso. Acontece, porém, que o que estão a fazer a Julian Assange, mesmo se ele for louco ou falso, é uma desumanidade, é uma manipulação da justiça, é uma perversão da democracia, é uma vergonha para a comunicação social supostamente livre e democrática que aceita este silenciamento cúmplice. É tudo demasiado para ficar calado.» Pedro Tadeu, Julian Assange vai morrer sozinho? – TSF 5out2020
  •  «(…) Eu encontrei o mal no Uzbequistão quando a mãe me trouxe as fotos do seu filho torturado até morrer por imersão num líquido a ferver. O governo dos Estados Unidos também esteve envolvido nisso, através da cooperação da CIA com os Serviços de Segurança do Uzbequistão; aconteceu mesmo à porta da base militar dos Estados Unidos em Karshi-Khanabad. Aqui esteve aquele mesmo mal exposto no centro de Londres, sob o cenário pomposo da justiça da Coroa.(…)» Craig Murray, sobre o julgamento de Assange, a que assistiu. Craig Murray.
  • Elliott Broidy, um dos maiores angariadores de fundos de Trump, acusado de conspirar para violar as leis de lóbi para tentar acabar com uma investigação sobre o desvio de fundos de investimento malaio 1MDB. Kenneth P. Vogel, NYTimes.
  • Empresas de Minneapolis ameaçam levar o presidente da Câmara Jacob Frey a tribunal por perderem clientes e rendimentos por causa dos protestos e da violência na cidade. Audrey Conklin, Fox News.
  • A China assinou oficialmente um acordo de adesão à COVAX liderada pela Organização Mundial da Saúde, um projeto global de vacina COVID-19 para garantir que os países mais pobres tenham acesso a vacinas que salvam vidas. Aljazeera.

Sem comentários: