Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Bico calado

  • Neste vídeo, Hillary Clinton admite que o governo dos EUA criou e financiou a Al-Qaeda para lutar contra a União Soviética.
  • O Departamento de Justiça dos EUA acaba de considerar a cidade de Nova Iorque uma jurisdição anarquista por ter permitido que a violência e a destruição de propriedade persistissem e recusado tomar medidas razoáveis para neutralizar atividades criminosas". A designação acontece após um memorando do presidente Trump no início deste mês ameaçando cortar fundos federais às cidades. NBC.
  • «Vários homens de destaque que foram fundamentais durante a Transição são a base de grandes escritórios de advocacia que atendem a todas as elites e fazem lóbi para que as elites escapem impunes dos seus ultrajes. Em alguns casos foram chamados de "os pais da Constituição", noutros receberam as mais altas condecorações do Estado espanhol pelo papel que desempenharam durante a Transição. No entanto, tudo ocorreu num claro “conflito de interesses” que criou um sistema que só favorece as elites financeiras, políticas, empresariais e económicas do país. (…) Enquanto os Poderes Executivo e Legislativo implementaram importantes mudanças voltadas para a democratização das estruturas do Estado, o Judiciário continua mantendo os mesmos parâmetros pseudo-ditatoriais do século XIX.» José Antonio Gómez, Controlar a Justiça para dar impunidade às elites: o legado mais cruel da Transição - ExtremaduraProgresista.
  • O dono do clube de futebol Chelsea, Roman Abramovich, doou cerca de US $ 102 milhões para uma organização de colonos israelitas de extrema direita que desloca famílias palestinas da Jerusalém Oriental ocupada, revelam documentos dos “Arquivos FinCEN”Oliver Holmes, The Guardian.
  • O Diretor Regional para a Europa da OMS, Hans Kluge, deu uma entrevista coletiva em Moscovo depois de visitar uma instalação de telemedicina, onde pacientes com sintomas leves do coronavírus podem obter ajuda profissional sem sair de casa. Hans Kluge agradecera anteriormente à Rússia, durante uma reunião com o Ministro da Saúde, Mikhail Murashko, sublinhando que a Organização Mundial da Saúde aprecia os esforços que o país tem feito para desenvolver uma vacina contra a COVID-19. Sputnik News.
  • Em vez de aderir à intenção do Congresso, diminuindo a carência de máscaras N95 e outros equipamentos para combater a crise da Covid-19, o Pentágono canalizou centenas de milhões de dólares de verbas públicas para empreiteiros de defesa privada para aquisição de tecnologia de drones e peças de motores a jato, material de uniforme do Exército, armaduras corporais e outros fins não diretamente relacionados com a pandemia. Washington Post, via Common Dreams.
  • Sacar ovários. Tubo de Ensaio/TSF.
  • «(…) Consta que os principais partidos [açorianos] levaram muitas negas. Ninguém, no seu perfeito juízo, com talento e com ambições profissionais, estará interessado em fazer compromissos com partidos, muito menos com os de cá, que são de uma mediocridade óbvia. É, por isso, que as listas apresentam os candidatos que sabemos. Quase tudo de terceira linha, para irem para o parlamento fazer aquilo que os partidos querem: levantar e sentar conforme as indicações do líder. As listas dos maiores partidos são um exemplo claro da falta de pensamento crítico. Os homens do aparelho é que vão nos lugares cimeiros e o resto é para compor o ramalhete. Será mais uma legislatura sem história e, mais uma vez, um parlamento preguiçoso, como este que terminou. (…) A comunicação social é o espelho da região [dos Açores]: conformada e cheia de reverência. Não há recursos, de toda a espécie, e o que há é muito pouco qualificado. Não é por aí que o eleitorado ficará mais esclarecido. Os partidos - sobretudo os que estão no poder - têm os seus canais próprios para chegar ao cidadão, através do subsídio, da ajuda social, o saco de cimento, o medicamento, o RSI, o cheque pequenino, a habitação a custos (des)controlados, a pedinchice do costume e por aí acima (…)» Osvaldo Cabral ao Diário Insular.

Sem comentários: