quarta-feira, 17 de junho de 2020

Reflexão - vamos continuar a desperdiçar os recurtsos naturais para o benefício de meia dúzia de milionários?

O

O jornalista e ativista ambiental George Monbiot sugere a transformação completa da economia global do capitalismo para um novo sistema em que podemos desfrutar de "suficiência privada e luxo público".
Cita o exemplo dos sem-abrigo. Nos últimos 10 anos de governo conservador britânico, o número de pessoas que vivem e morrem nas ruas aumentou. Mas quando os ricos consideraram os sem-abrigo como potenciais portadores e transmissores da Covid-19, os recursos foram encontrados para acabar com a crise.
"Esta pandemia horrível tem de ser um ponto de viragem", diz. "Esta deve ser uma oportunidade de transformação, para passarmos de um sistema político e económico explorador para um sistema completamente diferente.
Há recursos naturais básicos suficientes - ouro, aço e sumidouros para emissões de carbono - para pouquíssimas pessoas usarem luxos desnecessários, como iates, carros desportivos e jatos particulares. E - para ser franco - você nunca será um desses poucos.
E ao desperdiçar esses recursos naturais, os super-ricos estão a negar ao resto da da humanidade o básico para atender às necessidades humanas. 
Brendan Montague, in The Ecologist.

Sem comentários: