quarta-feira, 6 de maio de 2020

Reflexão – Investimento público verde precisa-se


Programas massivos de investimento público verde seriam a maneira mais económica de revitalizar economias atingidas pela covid-19 e dar um golpe decisivo contra a crise climática, defendem os principais economistas dos EUA e do Reino Unido.

Os autores analisaram mais de 700 políticas de estímulo económico lançadas durante ou desde a crise financeira de 2008 e consultaram 231 especialistas de 53 países, incluindo altos funcionários das finanças e de bancos centrais.
Os resultados sugerem que projetos ecológicos, como o aumento de energia renovável ou eficiência energética, criam mais empregos, geram retornos mais altos a curto prazo e levam a uma maior economia de custos a longo prazo em relação às medidas de estímulo tradicionais.
Até agora, os governos concentraram-se no alívio económico de emergência, uma vez que se estima que 81% da força de trabalho mundial tenha sido atingida por bloqueios totais ou parciais. Porém, à medida que os governos passam do modo de “resgate” para o “modo de recuperação”, os autores identificam setores que poderiam proporcionar retornos particularmente fortes não só recuperando economias, mas também criando empregos e avançando nas metas climáticas.
Os países industrializados devem concentrar-se no apoio a "infraestruturas físicas limpas", como centrais eólicas ou solares, atualizar redes elétricas ou aumentar o uso do hidrogénio.
O estudo recomenda ainda reformas para melhorar a eficiência energética dos edifícios, educação e formação, projetos para restaurar ou preservar ecossistemas e investigação em tecnologias limpas.
O apoio aos agricultores no investimento em agricultura ecológica lidera as sugestões para os países pobres. 
Matthew Green, Reuters.

Sem comentários: