- O prolongamento do prazo para a limpeza dos terrenos fez que com essas ações coincidissem com o período de nidificação das aves. Ambientalistas receberam várias queixas. O ICNF só conhece um caso, diz o Público. Entrar em contacto com o ICN parece continuar a ser muito difícil. Porque será? A quem interessará?
- Em Covelas começa a crescer a oposição a aterro da Resinorte. Empresa que trata os resíduos de 35 municípios da região iniciou o licenciamento de uma nova infra-estrutura. Câmara e junta de freguesia não estão contra, mas Santo Tirso opõe-se. Público 23mai2020.
- A Escócia aprovou um esquema de devolução de depósitos para garrafas de plástico e latas de bebidas. Os escoceses pagam um pouco mais por uma bebida e recebem o dinheiro de volta quando devolvem a garrafa ou a lata à loja. O programa entrará em vigor em 2022. Alguns países com um esquema semelhante obtiveram taxas de reciclagem de até 95%.
- A ONDRAF (organização belga de resíduos radioativos) procura novos aterros para os seus resíduos radioativos. Estão previstos vários locais na província de Luxemburgo, em Gaume e nas Ardenas, por exemplo, onde o subsolo de xisto é adequado para este enterro. Estes incluem os municípios de Florenville, Chiny, Virton ou Neufchâteau, Vaux-sur-Sûre, Fauvillers. A consulta pública transfronteiriça, lançada muito discretamente, termina em 13 de junho. O assunto é muito polémico, e até mesmo a ministra do Ambiente do Luxemburgo manifestou publicamente a sua preocupação em relação ao enterramento de resíduos radioativos no sul do país, denunciando uma irregularidade em relação aos procedimentos europeus em vigor. RTBF.
Sem comentários:
Enviar um comentário