sábado, 9 de maio de 2020

Espanha: central nuclear de Almaraz reativa até 2028

  • A central nuclear de Almaraz conseguiu licença para operar até outubro de 2028, contrariando a oposição dos ambientalistas que alegam as suas fragilidades em termos de segurança. El Economista.
  • A Great River Energy vai antecipar o encerramento da sua central a carvãode Coal Creek, no Dakota do Norte, transferindo dois terços da sua produção para 4 centrais eólicas no Minnesota. Star Tribune.
  • Enquanto regateiam apoios da administração Trump, as grandes petrolíferas lançaram uma campanha agressiva de publicidade nos EUA, proclamando produtos sanitários que produzem para lutar contra a atual pandemia da covid-19. Os anúncios têm «claras motivações políticas», diz Geoffrey Supran, investigador da Harvard que estuda as comunicações das empresas de petróleo. Eles pretendem «melhorar a imagem das grandes petrolíferas, criar uma imagem de boa vontade - que já estava ameaçada antes mesmo do coronavírus - para que o público seja mais favorável para com um setor que precisa desesperadamente de socorro do governo». A publicidade provém da American Fuel and Petrochemical Manufacturers, uma associação industrial que integra as gigantes Chevron, Exxon e a Citgo.  Emily Atkin, in Heated.
  • A polícia indonésia prendeu o jornalista Diananta Putra por reportagem acerca de conflitos de terra envolvendo uma empresa de óleo de palma propriedade de um milionário e indígenas no Borneo. Mongabay.

Sem comentários: