Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 25 de abril de 2020

Bico calado

  • Autocratas vêem oportunidade no desastre, titula a The Economist. Os autocratas são sempre os outros, pois claro. Dúvidas? A Dinamarca e a Gronelândia, por exemplo, que digam de sua justiça.
  • Os EUA disponibilizaram uma ajuda de 12.1 milhões de dólares à Gronelândia. A maior parte da ajuda será concedida sob a forma de serviços de consultoria e apoios ao desenvolvimento económico do país, incluindo a indústria mineral, o turismo e a educação. A embaixadora norte-americana na Dinamarca, Carla Sands, sublinhou que o objetivo dos EUA era garantir «um Ártico seguro e estável», referindo-se às ambições russas e chinesas em relação àquela região. Entretanto, políticos locais de vários quadrantes consideraram o acordo uma provocação e um insulto, tendo em conta que Trump manifestara a intenção de aquirir a Gronelnândia à Dinamarca para explorar as suas reservas de água e de minerais.
  • Praia e corona, Tubo de Ensaio/TSF.
  • Sérgio Moro foi o ministro da Justiça que mais abriu inquéritos para proteger um presidente nos últimos 25 anos, por Rafael Moro Martins, in The Intercept.

Sem comentários: