quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Bico calado

  • Este vídeo provocou imensa polémica, despoletada em especial por franjas da extrema-direita anti-imigração. Mas afinal qual é a mensagem da SAS? Vejam e não se arrependerão. A agência de publicidade dinamarquesa &Co, responsável pela campanha da SAS, recebeu ameaças de bomba por email. Em Copenhaga, a rua onde está sediada a companhia aérea foi fechada. Nas redes sociais, a recepção à campanha pelos partidos anti-emigração foi negativa. Mas não foi só a extrema-direita a rejeitar a mensagem da SAS. E qual é a mensagem polémica? Vejam o anúncio. SAS - Scandinavian Airlines
  • «Ao contrário do que escrevi no meu artigo de opinião da passada segunda-feira, Ana Gomes não vendia passaportes indonésios a timorenses no tempo em que esteve na Secção de Interesses Portugueses, que funcionava na embaixada da Holanda na Indonésia.(…)» Pedro Tadeu, in TSF.
  • «Quando aparece um cidadão infetado com o coronavírus, tão ansiosamente esperado, o primeiro comprovadamente português, à falta de um em território nacional, não é uma pandemia que se teme, é o orgulho nacional que se resgata do desprezo do vírus.» Carlos Esperança, FB.
  • Quando Isabel dos Santos estava sob intenso escrutínio, ela voltou-se para um dos maiores paraísos fiscais opacos do mundo: os EUA. Isabel dos Santos e seu marido, Sindika Dokolo, usaram empresas do estado do Delaware para ocultar a posse de uma penthouse em Lisboa no valor de 1,8 milhão de dólares. ICIJ.
  • «Benfica contrata figurantes para marcar presença na Gala Cosme Damião. Empresa Egor colocou um anúncio numa plataforma online de emprego que pedia "figurantes para Gala do Clube de Futebol Português com maior número de sócios". Candidatos tinham de ter "formação ao nível do 12º ano", "excelente apresentação" e "disponibilidade imediata".» Sábado.
  • Benfica pagou milhões ao Limassol por Jovic... que nunca lá jogou, titula o Expresso.
  • Nos EUA, os bilionários têm uma taxa de imposto efetiva menor que as classes médias, confirma estudo de Zuckman e Saez, dois economistas que estudam as desigualdades. NYTimes.
  • Protestos violentos quando Trump chega à Índia e negocia acordo de armas de 3 biliões com Modi, titula a Mint Press News.
  • «O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou Portugal a pagar mais de quatro mil euros ao advogado Ricardo Sá Fernandes, no caso da gravação ilícita de uma conversa com o empresário da Bragaparques, Domingos Névoa. O caso remonta a 2006, quando Ricardo Sá Fernandes foi convidado por Domingos Névoa para um reunião num hotel e gravou, às escondidas, o encontro, no qual o sócio da Bragaparques propôs o pagamento de 200 mil euros para que o seu irmão, José Sá Fernandes e ex-vereador na Câmara de Lisboa, desistisse da ação judicial que impedia que a empresa de Braga trocasse os seus terrenos no Parque Mayer pelos da antiga Feira Popular, que pertenciam à autarquia.» Observador.
  • «(…) É evidente que a suspensão dos voos por 90 dias é uma medida arbitrária e uma vingança por Portugal ter reconhecido Juan Guiadó e a companhia aérea o ter transportado, sem qualquer relação com a segurança do país. (…) Neste momento, o Estado português encontra-se na situação absurda de tentar negociar uma solução para suspensão de voos da companhia nacional para um país onde vivem centenas de milhares de lusodescendentes com um governo que até há uns dias não reconhecia. (…) Mas do governo democrático português esperaria alguma responsabilidade. Não a teve. Agora, ficou na situação caricata de reconhecer quem já não reconhecia e deixar de reconhecer quem tinha reconhecido. Sempre a fingir que ficou tudo na mesma. Por um seguidismo acrítico que pôs os interesses de terceiros à frente dos nossos. (…)» Daniel Oliveira, in Já percebeu o disparate, Augusto Santos Silva? - Expresso.
  • Lufthansa negoceia compra da TAP em parceria com a United Airlines, titula o Expresso.

Sem comentários: