domingo, 22 de dezembro de 2019

Bico calado

  • «Desde a privatização dos CTT há seis anos, triplicou o número de trabalhadores com contratos precários, fecharam cerca de 100 balcões pelo país e o custo de selo para uma carta normal aumentou 47%. Quando vos disserem que os privados gerem melhor que o Estado, lembrem-se disto.» Vicente Ferreira.
  • «(…) Há quem ache que os devemos ignorar. Com Bolsonaro não resultou. Que devemos reagir sempre com indignação ou ridicularizá-los. Com Trump não resultou. Que os devemos integrar. Na Alemanha dos anos 30 não correu bem. Eu acho que se deve atacar onde lhes dói. Se uma das razões do voto é a insegurança social, exibe-se o programa de que o Chega! tem agora vergonha, onde se propõe a total privatização do SNS e da Escola Pública, a desregulação laboral e a redução drástica dos impostos para os ricos. Mostra-se como são eles os amigos da “elite do regime”. Se é por causa do descrédito da política, fala-se da pensão vitalícia que o porta-voz Sousa Lara recebia ou do candidato às europeias que é arguido por alegada burla ao Estado (…)» Daniel Oliveira.
  • O premiado jornalista sérvio Stevan Dojčinović, fundador e editor-chefe da Rede de Relatórios de Crime e Corrupção KRIK, foi detido no Aeroporto Internacional de Abu Dhabi quando chegava aos Emirados Árabes Unidos para falar numa conferência sobre anticorrupção da ONU. Após várias horas de detenção, Dojčinović foi colocado num avião de regresso a Sérvia. 
  • Angola recuperou mais de 5 biliões de dólares roubados dos cofres do Estado, informou Francisco Queiroz, ministro da Justiça, citado pela Aljazeera.
  • Autoridades de ocupação israelitas vão reduzir a área de pesca no sul da Faixa de Gaza de 15 para 10 milhas náuticas. MEM.
  • Os escritórios da Maersk no Rio de Janeiro e São Paulo foram revistados pela Polícia Federal brasileira em relação a alegações relacionadas ao pagamento de suborno à petroleira nacional Petrobras durante um período de 10 anos até 2012. A dinamarquesa  Maersk é acusada de pagar 3,4 milhões em subornos para obter contratos de transporte da gigante brasileira de energia. Splash247.
  • A principal autoridade antitrust do Chile anunciou que vai multar em cerca de 70 milhões de dólares as três principais empresas de ração de salmão (BioMar Group, Skretting e Salmofood ) por conluio na manipulação de preços entre 2003 e 2015. A agência solicitou o perdão para o EWOS Group, da Cargill, porque agiu como denunciante no caso. Undercurrent.
  • Na Guatemala, exumações de ossos de cadáveres enterrados em valas comuns já conseguiram identificar 3.500 dos presos políticos desaparecidos da Guatemala, detidos pelos militares. 45 mil é o número total de desaparecidos durante ditadura militar entre 1960 e 1996. Tudo começou em 1954, com um golpe apoiado pelos EUA que depôs o presidente eleito, seguindo-se um prolongado período de ditadura militar combatida por grupos de guerrilheiros. National Geographic.

Sem comentários: