Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Reflexão – Um cidadão de 91 anos protesta e deixa-se prender. Para quê?


Há meses que os protestos climáticos da Extinction Rebelleion (ER) acontecem pelo menos uma vez por semana no Reino Unido. Em Portugal, os media de referência parecem só agora ter despertado para o fenómeno e decidido dar-lhe eco.
Todas as ações da ER são agendadas, planeadas e anunciadas. Os voluntários sabem muito bem para o que vão e arriscam ser presos. Alguns fazem questão de o dizer abertamente, como é o caso do jornalista George Monbiot.
Todas as suas ações são pacíficas e cada vez mais concorridas e criativas, pelo que é muito difícil o (des)governo de Theresa May e Boris Johnson controlar a situação.
Há cada vez mais detidos. Até um cidadão de 91 anos! O sistema judicial britânico não está preparado para lidar com tanta gente como ele, que não receiam ser detidos, e que têm de ser tratados com respeito sob pena de o feitiço se virar contra o feiticeiro. Até mesmo jornalistas que acompanham os ativistas para fazerem a cobertura noticiosa para os media. E o que acontecerá se estes protestos continuarem a crescer? Haverá mudança, de certeza.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue