Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Reflexão – Será o javali uma grande ameaça à biodiversidade?


O javali é uma das espécies invasoras mais prejudiciais da América do Norte. Para além de causar anualmente milhões de dólares em prejuízos às colheitas, abriga dezenas de patógenos que ameaçam seres humanos e animais de estimação, bem como sistemas de produção de carne. O javali representa uma séria ameaça à biodiversidade, conclui um estudo  de investigadores da Mississippi State University coordenado por Marcus Lashley.

Levada a cabo em 36 zonas florestais, a investigação concluiu que as áreas com javalis tinham 26% menos comunidades de mamíferos e aves do que áreas sem floresta, o que sugere que muitas espécies selvagens parecem ser excluídas das áreas onde há javalis.
Os javalis são forrageiros generalistas extremos, o que significa que eles podem sobreviver à base de muitos alimentos diferentes. Uma análise global de seus hábitos alimentares constatou que as plantas representam 90% da sua dieta, principalmente culturas agrícolas, além de frutas, sementes, folhas, caules e raízes de plantas silvestres.
Mas os javalis também comem a maioria dos pequenos animais, junto com fungos e invertebrados, como larvas de insetos, amêijoas e mexilhões, principalmente em locais onde os javalis não são nativos. Por exemplo, um estudo recente revelou que javalis desenterravam ovos postos por tartarugas marinhas ameaçadas de extinção numa ilha na costa da Carolina do Sul, reduzindo em poucos anos o sucesso da nidificação das tartarugas a zero.

Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue