Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Reflexão – Papa Francisco exige respeito pelos indígenas da Amazónia


O povo da Amazônia não deve ser abordado com um tipo de ânsia empreendedora que busca oferecer-lhes programas pré-elaborados que visam discipliná-los, sua história e sua cultura, afirmou o papa Francisco durante o Sínodo para a Amazónia. 
«A colonização ideológica é muito comum hoje em dia ... (digamos) 'não' a esse desejo de domesticar os indígenas», disse. 
Francisco, que no passado pediu perdão em nome da Igreja pelos erros dos missionários europeus que acompanharam os primeiros colonizadores, disse que durante muito tempo muitos na Igreja tiveram uma atitude "depreciativa" em relação aos povos nativos e suas culturas e que, infelizmente alguns ainda fazem.
«Fiquei muito triste ao ouvir, aqui mesmo, um comentário jocoso sobre o homem piedoso que trouxe as ofertas com penas na cabeça», referiu ele, falando de um homem da Amazónia que participou na missa papal no domingo. «Digam-me: que diferença há em ter penas na cabeça e o chapéu de três pontas usado por algumas autoridades do Vaticano?» perguntou.
Na missa de abertura do domingo, Francisco disse ainda que os incêndios foram intencionalmente ateados por grupos de interesse especiais. 
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue