sexta-feira, 26 de julho de 2019

Reflexão: «Sou cientista. Perdi o meu emprego por me recusar a esconder factos sobre a crise climática»


«A hostilidade da administração de Trump em relação à ciência do clima não é nova. A demissão, em protesto, dos funcionários federais Joel Clement e Rod Schoonover, são apenas dois exemplos. As tentativas de suprimir a ciência do clima podem manifestar-se de várias maneiras. Começa com o enterramento de importantes relatórios climáticos e torna-se algo mais insidioso, como impedir cientistas climáticos de realizarem os seus trabalhos. Em fevereiro de 2019, perdi o meu emprego porque era uma cientista do clima numa administração que negava o clima. E, no entanto, a minha história não é única.
É por isso que, em 22 de julho, apresentei uma queixa de denunciante contra o governo Trump. Mas esta não é a única parte da minha história, vou ser ouvida no Congresso em 25 de julho sobre o meu tratamento e a necessidade de proteções mais fortes à integridade científica.
Trabalhei 8 anos no Serviço Nacional de Parques (NPS). Comecei como estagiária durante o governo Bush, onde não experimentei nada disto. Regressei em 2012 depois de obter o meu PhD, quando o NPS financiou um projeto que eu lancei para fornecer estimativas futuras de aumento do nível do mar e tempestade para 118 parques costeiros sob diferentes cenários de emissões de gases de efeito estufa. Esse tipo de informação é crucial para o NPS proteger adequadamente os parques costeiros contra os efeitos futuros da crise climática.
Entreguei o primeiro rascunho do meu relatório científico no verão de 2016 e, após o rigoroso processo científico de revisão por pares, estava pronto para ser lançado no início de 2017. Mas assim que o novo governo chegou ao poder, a publicação foi repetidamente adiada, com explicações cada vez mais vagas dos meus supervisores. Esperei meses. Entretanto, saí com licença de maternidade quase um ano depois, em dezembro de 2017.
Altos funcionários do NPS tentaram repetida e agressivamente coagir-me a eliminar as referências às causas humanas da crise climática.
Quando eu estava de licença de parto que recebi um email de outro cientista climático do NPS que me avisou que as chefias estavam a exigir alterações ao meu relatório sem o meu conhecimento. Eles tinham apagado todas as referências às causas humanas da crise climática. Isto não era um ajusto editorial normal. Isto era a negação da ciência climática.
Seguiu-se uma longa batalha. Altos funcionários do NPS tentaram repetida e agressivamente coagir-me a eliminar as referências às causas humanas da crise climática no relatório. Eles ameaçaram fazer as exclusões sem a minha aprovação e divulgar o relatório sem me nomear como autora principal ou então nem sequer divulga-lo. Cada opção teria sido devastadora para a minha carreira e a para integridade científica. Eu permaneci firme.
E eu prevaleci. Investigações dos media e pedidos de registos abertos sobre o meu relatório chegaram ao Congresso, e o NPS foi forçado a publicar o meu relatório como eu o havia escrito.
O NPS continuou a retaliar contra mim. Fui forçada a aceitar cortes salariais e despromoções, enquanto continuava a liderar outros projetos. Em fevereiro deste ano, o NPS recusou-se a renovar o meu financiamento, apesar de se saber que havia amplo financiamento excedente.
Quando soube disso, os meus supervisores, que queriam que eu ficasse, pediram que eu me candidatasse para ser voluntária para que eu poder prosseguir o meu trabalho. O meu pedido de voluntariado foi negado sem explicação. 
Eu sou um exemplo dos métodos pouco conhecidos que a administração está a usar para destruir a pesquisa científica. Eu não fui demitida e obrigada a sair; em vez disso, eles usando discretamente a burocracia governamental para me pressionarem e gradualmente cortar o financiamento. Desligaram-se de projetos que criei e onde trabalhava, incluindo um que teria proporcionado ao público uma valiosa maneira interativa de ver como a subida do nível do mar afetará os nossos parques. É por isso que precisamos de apoiar proteções mais fortes para os cientistas.
No fundo, serão os contribuintes a pagar o preço real pela nossa apatia em relação a estas violações. Será cada vez mais caro alterar as nossas infraestruturas para acomodar as marés cada vez maiores. E vamos ver o nosso património histórico ser engolido pelo mar. à medida que isso for acontecendo, lembrem-se de que provavelmente havia vários cientistas como eu, que alertavam sobre esses perigos, mas foram silenciados. A administração atual pode durar apenas uma questão de anos, mas as suas ações podem impactar o nosso planeta por séculos.» 

Maria Caffrey, in The Guardian.

1 comentário:

OLima disse...

Rod Schoonover acusa o governo dos EUA de bloquear o seu relatório sobre a ameaça representada pela crise climática, conta o New York Times.
Há cerca de uma semana, em 26 de julho, o Ambiente Ondas3 republicou, traduzida, a carta que a cientista Maria Caffrey publicara no The Guardian denunciando precisamente a hostilidade, a censura da administração Trump em relação à ciência do Clima.
https://onda7.blogspot.com/2019/07/reflexao-sou-cientista-perdi-o-meu.html