Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

União Europeia: altas individualidades políticas protegeram os interesses da indústria dos pesticidas

  • O COSMO (Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental) consiste na recolha, processamento e análise de informação sobre a evolução das praias, dunas, fundos submarinos próximos e arribas ao longo da faixa costeira de Portugal Continental. Para ter acesso aos dados, o utilizador deve criar uma conta para o efeito. O Programa COSMO iniciou-se em julho de 2018, tendo financiamento assegurado até julho de 2021.
  • Mais de 600 documentos secretos revelam como políticos da União Europeia (UE) apoiaram os grandes produtores de pesticidas. Após uma batalha legal de 2 anos, confirmou-se a forte pressão de altas individualidades políticas da UEpara proteger os interesses da indústria química e agrícola da aplicação de legislação para proibir 32 pesticidas de desregulação endócrina (CDE) (pg 115). A lei estabelecia a proteção da saúde humana e animal e do ambiente e aplicava 25 anos de evidências científicas que ligam os pesticidas do CDE a impactos graves na saúde humana e anomalias no género em animais. Eles podem ser a causa de defeitos congénitos que chocaram a França no ano passado e fizeram manchetes internacionais. Os documentos secretos, divulgados por despacho do Tribunal Europeu de Justiça, mostram uma luta interna para definir critérios científicos para identificar e proibir os pesticidas do CDE: os funcionários do departamento de pesquisa e meio ambiente, em minoria, resistem às tentativas da agricultura, da empresa, da indústria e até mesmo dos funcionários do departamento de saúde de enfraquecer os critérios, introduzindo fatores não científicos, como a rentabilidade da agricultura; a eles juntou-se o secretário-geral da Comissão que orquestrou um processo de avaliação de impacto imperfeito; os seus resultados iniciais bizarros minimizaram os impactos na saúde; constatam que quanto mais pesticidas permanecessem em uso, menor seria o impacto sobre a saúde e o meio ambiente e que quanto menos pesticidas de EDC fossem identificados, melhor. Sustainable Pulse.
  • As medições feitas em 3 de maio na estação de medição mais antiga do mundo, o Observatório Mauna Loa, no Havaí, registraram o primeiro dia da humanidade com mais de 415 partes por milhão de CO2 no ar, segundo a conta Twitter das alterações climáticas das Nações Unidas.  A partir de 12 de maio, os níveis permaneceram estáveis em 415 ppm. Acontece que já em 1982 a Exxon previra isto mesmo. Via Think Progress.
  • Uma montanha de cinzas de carvão tóxicas está a ser transportada de Guayama, Porto Rico, para Osceola County, Florida, provocando inúmeros protestos. Earther.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue