Recortes de notícias ambientais e outras que tais, com alguma crítica e reflexão. Sem publicidade e sem patrocínios públicos ou privados. Desde janeiro de 2004.
quinta-feira, 24 de janeiro de 2019
Bico calado
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, em mensagem televisiva, pede aos venezuelanos para correrem com Nicolas Maduro e reporem a democracia. Juan Guaidó declara-se Presidente interino da Venezuela. Trump reconhece o Presidente da Assemblçeia Nacional da Venezuela, Juan Guaido, como Presidente interino da Venezuela. Conceição Cristas, líder do CDS, papagueia o apelo do dono. Relacionado: «Entender a nova ofensiva contra a Venezuela», de Romain Migus.
O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, diz que não vai exonerar a secretária-executiva da pasta, Ana Maria Pellini, acusada de celebrar, em 2016, contrato irregular, sem licitação, que teria causado dano de R$ 1,6 milhão aos cofres públicos do Rio Grande do Sul. O próprio Salles é acusado pelo Ministério Público de fraudar processo do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê, em 2016, quando estava à frente da pasta do Meio Ambiente do governo de Geraldo Alckmin. Globo.
«Ao contrário da frase batida ("Ah, eu não recebo lições de ninguém!"), sobre racismo eu recebo lições de muita gente. Mas não, obviamente, de toda a gente. O carregador negro que trabalhava num camião e ouviu de mim, eu miúdo, a palavra "preto" deu-me a lição certa, daquelas boas de receber ainda antes de saber juntar as letras. Ele fez sangue num dedo e mostrou-mo: "Preto é carvão, branco é papel mas o sangue é igual, vês?" Tive a minha primeira lição sobre racismo. E, mais importante, aprendi. (…) Há lições que nos ficam para a vida. E sobre racismo elas são essenciais. Estou sempre disposto a recebê-las, lições sobre o racismo, tão importante é o racismo. Mamadou Ba, assessor do Bloco de Esquerda na Assembleia da República, escreveu no Facebook "bosta da bófia", a propósito dos incidentes no bairro Jamaica. O meu jornal, o DN, escreveu isso: que um assessor do BE no Parlamento diz da polícia ser merda. Mamadou Ba respondeu que a notícia do DN "tem um só objetivo: desacreditar a luta antirracista." (…) Mamadou Ba ao escrever "bosta de bófia" não ajudou nada na luta antirracista. Sobre assunto, o assessor parlamentar do BE parece não ter nada a dizer a ninguém. Digo eu que tive há muito um carregador negro a ensinar-me o essencial.» Ferreira Fernandes, in O assessor parlamentar Mamadou Ba - DN 23jan2019.
«Um dos países mais seguros do mundo, uma das melhores democracias do mundo. Cristas é convidada nos programas da manhã e Portas é comentador nos jornais da noite. Mas, para o CDS, “vivemos numa ditadura de esquerda.” Populismo é isto.» UmaPágina numa rede social.
James Dyson, o bilionário apoiante do Brexit que revolucionou os aspiradores com a tecnologia sem saco, transferiu a sede da sua empresa do Reino Unido para Singapura. EURActive.
Sem comentários:
Enviar um comentário