quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Bico calado

  • O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, em mensagem televisiva, pede aos venezuelanos para correrem com Nicolas Maduro e reporem a democracia. Juan Guaidó declara-se Presidente interino da Venezuela. Trump reconhece o Presidente da Assemblçeia Nacional da Venezuela, Juan Guaido, como Presidente interino da Venezuela. Conceição Cristas, líder do CDS, papagueia o apelo do donoRelacionado: «Entender a nova ofensiva contra a Venezuela», de Romain Migus.
  • O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, diz que não vai exonerar a secretária-executiva da pasta, Ana Maria Pellini, acusada de celebrar, em 2016, contrato irregular, sem licitação, que teria causado dano de R$ 1,6 milhão aos cofres públicos do Rio Grande do Sul.  O próprio Salles é acusado pelo Ministério Público de fraudar processo do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê, em 2016, quando estava à frente da pasta do Meio Ambiente do governo de Geraldo Alckmin. Globo.
  • «Ao contrário da frase batida ("Ah, eu não recebo lições de ninguém!"), sobre racismo eu recebo lições de muita gente. Mas não, obviamente, de toda a gente. O carregador negro que trabalhava num camião e ouviu de mim, eu miúdo, a palavra "preto" deu-me a lição certa, daquelas boas de receber ainda antes de saber juntar as letras. Ele fez sangue num dedo e mostrou-mo: "Preto é carvão, branco é papel mas o sangue é igual, vês?" Tive a minha primeira lição sobre racismo. E, mais importante, aprendi. (…) Há lições que nos ficam para a vida. E sobre racismo elas são essenciais. Estou sempre disposto a recebê-las, lições sobre o racismo, tão importante é o racismo. Mamadou Ba, assessor do Bloco de Esquerda na Assembleia da República, escreveu no Facebook "bosta da bófia", a propósito dos incidentes no bairro Jamaica. O meu jornal, o DN, escreveu isso: que um assessor do BE no Parlamento diz da polícia ser merda. Mamadou Ba respondeu que a notícia do DN "tem um só objetivo: desacreditar a luta antirracista." (…) Mamadou Ba ao escrever "bosta de bófia" não ajudou nada na luta antirracista. Sobre assunto, o assessor parlamentar do BE parece não ter nada a dizer a ninguém. Digo eu que tive há muito um carregador negro a ensinar-me o essencial.» Ferreira Fernandes, in O assessor parlamentar Mamadou Ba - DN 23jan2019.
  • «Um dos países mais seguros do mundo, uma das melhores democracias do mundo. Cristas é convidada nos programas da manhã e Portas é comentador nos jornais da noite. Mas, para o CDS, “vivemos numa ditadura de esquerda.” Populismo é isto.» UmaPágina numa rede social.
  • James Dyson, o bilionário apoiante do Brexit que revolucionou os aspiradores com a tecnologia sem saco, transferiu a sede da sua empresa do Reino Unido para Singapura. EURActive.

Sem comentários: