Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Açores: Graciosa com 100% de energias renováveis

  • A Ilha Graciosa está a ser alimentada a 100 % por energias renováveis. O sistema, pioneiro a nível mundial, foi desenvolvido pela empresa alemã Younicos. O projeto assenta na integração de produção eólica e solar com uma potência instalada de 4,5 MW e 1 MW, respetivamente, complementada por um sistema de armazenamento de energia composto por um conjunto de baterias de última geração, que permitirão o armazenamento de 3,2 MWh. Meo Beachcam. A Ilha Graciosa foi classificada pela Unesco como Reserva da Biosfera em 2007.
  • Mais de metade de Portugal continental corre o risco extremo de desertificação, mas a resposta a este risco não está a ser eficaz e eficiente, considera um relatório do Tribunal de Contas Europeu, que aponta para os efeitos nefastos da agricultura intensiva e da insistência em políticas desajustadas para o país como a insistência no regadio num país onde a água vai ser cada vez mais escassa. Jornal Económico.
  • Casos chocantes de pesca ilegal na União Europeia exigem um maior controlo das pescas, defende Elisabeth Druel, da ClientEarth, uma organização de advogados empenhados na luta por um planeta saudável. Por exemplo, a Irlanda e a Dinamarca falham ao não avançar com um sistema de pontuação que penalize os infratores; pescadores italianos usam explosivos e operam ilegalmente em águas de países africanos ocidentais; 79 pessoas detidas em outubro de 2018 por comércio ilegal de atum, capturado ilegalmente em águas italianas e maltesas e exportado para Espanha através de portos franceses. EURactive.
  • Nova Jersey é um dos nove estados que processaram o governo federal, tentando reverter a aprovação dada há três semanas para testes sísmicos ao largo da costa do Atlântico. O Procurador-Geral Gurbir Grewal disse que a indústria de turismo e mais de 830 mil empregos estavam em jogo: «O teste sísmico é o primeiro passo antes das petrolíferas começarem a perfurar as nossas praias», disse. NJ101.5.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue