Recortes de notícias ambientais e outras que tais, com alguma crítica e reflexão. Sem publicidade e sem patrocínios públicos ou privados. Desde janeiro de 2004.
terça-feira, 27 de novembro de 2018
Brasil bate recorde de desflorestação na última década
Uma formiga pequena, conhecida como formiga-de-fogo, vinda da América do Sul (Brasil, Argentina e Uruguai) e que causa uma picada desagradável aos humanos, foi detetada pela primeira vez numa zona de Marbella, Espanha. Apesar de ter apenas 1 milímetro de comprimento, a picad desta formiga pode provocar a cegueira em animais selvagens e domésticos. EFE Verde.
O Brasil registou os seus piores números anuais de desflorestação numa década. Entre agosto de 2017 e julho de 2018, 7.900 m² foram abatidos, um aumento de 13,7% em relação ao ano anterior e a maior área desmatada desde 2008. Depois de cair por vários anos, a desflorestação começou a subir novamente em 2013, um ano depois da presidente Dilma Rousseff aprovar um novo código florestal que amnistia os abates em pequenas propriedades. A desflorestação aumentou em quatro dos seis anos desde então, inclusive em 2016, ano em que Rousseff foi demitida e substituída pelo seu ex-vice-presidente Michel Temer, que, por sua vez, fez mais concessões aos interesses do agronegócio em troca do apoio que recebeu no Congresso. The Guardian.
Sem comentários:
Enviar um comentário