terça-feira, 6 de novembro de 2018

Bico calado

  • BPN, 10 anos depois: ainda custa dinheiro ao Estado e ninguém foi preso, titula o DN de 2nov2018.
  • A empresa de defesa israelita Elbit Systems Ltd ganhou um contrato de 68 milhões de dólares para monitorizar grande parte do litoral europeu. A empresa, através da portuguesa CEiiA, deverá fornecer, durante dois anos, sistema de aeronaves não tripuladas para a Agência Europeia de Segurança Marítima para ajudar a monitorizar litorais e vastas áreas de mar para identificar perigos potenciais e atividades suspeitas. A Elbit Systems Ltd tem fornecido este tipo de tecnologia à Nações Unidas, à Índia. A empresa é líder na exportação de tecnologias de espionagem de civis usadas por ditaduras e governos autoritários em todo o mundo, diz o MEM. Em contraciclo, a Universidade de Leeds acaba de desisvestir em empresas que fornecem equipamento militar para o exército israelita, nomeadamente a Airbus, a United Technologies e a Keyence Corporation, em quem investiu, só num ano, 2,4 milhões de libras.
  • «O presidente da Câmara de Aveiro ameaçou não voltar a debater com o PS se os eleitos do partido “recorrerem sistematicamente à mentira”, retirando “utilidade” às discussões. Ribau Esteves, que falava na reunião do executivo extraordinária destinada a votar o plano e orçamento para 2019, insurgiu-se com “a falta de seriedade e demagogia” das críticas apontadas pelos socialistas à gestão da maioria de direita, acusando a oposição de “abastardar a verdade”. Manuel Oliveira de Sousa, vereador do PS, (…) disse que Aveiro “não vê materializadas as grandes lideranças na resolução dos problemas dos cidadãos” e “é um município um bocadinho à deriva”. E deixou exemplos: “Sem Plano Diretor Municipal, mas prometemos obras e equipamentos avulsos; sem Carta Educativa, mas andamos a investir nas escolas, sem plano para a cultura, mas somos candidatos à Capital Europeia da Cultura; sem plano de transportes para a mobilidade, mas concessionamos, prometemos autocarros, ferrys elétricos e bicicletas de segunda geração; sem site, mas somos uma cidade inteligente e 5G; somos um município com baixa autoestima, deduzimos nós das Grandes Opções, por isso é necessário a promoção da imagem”, ironizou, criticando ainda a Câmara “pelas megalomanias” do Rossio e “deixar os aveirenses à espera” de serem ouvidos e, entre outros reparos, manter taxas e impostos “no máximo”.» Notícias de Aveiro.
  • «(…) Atualmente, com a força das redes sociais, o estilo Correio da Manhã está a colonizar a os órgãos de comunicação social e a imprensa que se tinha por “séria”. Não-notícias são partilhadas pelo CM e imediatamente pela SIC, TVI, JN, DN e por aí fora, num concurso desesperado pelo número de visualizações da “notícia”, enquanto que a democracia passa ao lado, enquanto que o ódio se espalha, enquanto a livre formação da opinião pública para, desejavelmente, uma boa participação democrática, seja uma palavra: alienação.(…)» Isabel Moreira, in Expresso Diário, 3nov2018, via Estátua de Sal.
  • Na sequência das revelações da Azerbaijani Laundromat, três políticos espanhóis - Pedro Agramunt, Agustín Conde Bajén e Jordi Xuclá - foram banidos do Conselho da Europa por comportamento suspeitamente pró-Azerbaijão. As autoridades espanholas ainda não abriram investigações criminais, apesar da existência bem documentada de um fundo de € 2,5 biliões para branquear a imagem do Azerbaijão no estrangeiro..
  • «O apoio dos EUA aos golpes de direita nas Honduras provocou a saída de gente para salvar as suas vidas. O mínimo que podemos fazer é oferecer-lhes asilo seguro. Precisamos, sobretudo, de acabar com as políticas norte-americanas de dominação militar e económica que estão a criar migrações em massa de refugiados em todo o mundo.» Jill Stein, candidato a presidente dos EUA em 2012 e 2016, in Twitter 24out2018.

1 comentário:

OLima disse...

Elbit - vigiância costas europeias

https://d6caff7c-b61a-41ad-9549-fa7aff5c759a.filesusr.com/ugd/e565ce_678dc8f32820469088d6a54d9478133f.pdf

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/matosinhos-vigia-aguas-europeias-por-59-milhoes

https://www.ceiia.com/single-post/2018/10/31/CEIIA-WON-ONE-OF-LARGEST-CIVILIAN-DRONE-CONTRACTS-TO-DATE