O submarino irrevogável
- «A solução para os problemas da banca é muito simples: basta fazer com que os bancos tratem os clientes tão bem como a justiça trata os banqueiros. Um investimento corre mal? Não há problema, interpomos recurso. O seu dinheiro continua disponível durante mais uns anos. No fim desse período, interpomos novo recurso. E assim sucessivamente. Assim ninguém perde dinheiro na banca, tal como nenhum banqueiro perde a liberdade na justiça. Esta estratégia salvadora ocorreu-me quando se soube que Arlindo de Carvalho e Oliveira e Costa tinham sido condenados a seis e 12 anos de prisão, respectivamente, e que Oliveira e Costa já tinha sido condenado a 14 anos no ano passado, noutro processo. Vários outros arguidos do caso BPN foram condenados, mas permanecem todos em liberdade, por causa dos recursos apresentados pelos advogados. Entretanto, Oliveira e Costa tem 83 anos. Nos Estados Unidos, Bernie Madoff foi condenado a 150 anos de prisão (e já cumpriu os primeiros nove). Cá, é parecido: em princípio, Oliveira e Costa será finalmente preso se viver até aos 150 anos.(…) Ricardo Araújo Pereira, in Visão 15nov2018.
- A Black Friday é uma enorme treta, denuncia a Which, associação britânica de defesa do consumidor. 87% dos preços anunciados eram os mesmos, e 46% dos produtos foram mais baixos, várias vezes no ano.
- As autoridades israelitas emitiram uma ordem proibindo que o membro do Comitê Executivo da Organização de Libertação da Palestina (OLP) e o Ministro de Jerusalém, Adnan Al-Husayni, viajassem por três meses, obrigando-o a assinar uma garantia financeira de 10.000 shekels ( US $ 2.676) depois de confiscar o seu passaporte. MEM.
- «Não somos robots»: trabalhadores da Amazon Europa paralisam no Black Friday contra os baixos salários e as condições de trabalho desumanas. Common Dreams.
- Nicola Gruevski, ex primeiro-ministro da Macedónia, terá conseguido asilo político na Hungria após ter fugido do país para evitar uma pena de prisão por dois anos. Gruevski coi condenado por influenciar funcionários públicos para a compra de um carro de luxo.
- O ex presidente do Perú, Alan Garcia, pediu asilo político à embaixada do Uruguai em Lima apesar de ter sido proibido de sair do país durante uma investigação por alegadamente receber subornos do Odebrecht.
Sem comentários:
Enviar um comentário