Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 24 de novembro de 2018

Bico calado

O submarino irrevogável
  • «A solução para os problemas da banca é muito simples: basta fazer com que os bancos tratem os clientes tão bem como a justiça trata os banqueiros. Um investimento corre mal? Não há problema, interpomos recurso. O seu dinheiro continua disponível durante mais uns anos. No fim desse período, interpomos novo recurso. E assim sucessivamente. Assim ninguém perde dinheiro na banca, tal como nenhum banqueiro perde a liberdade na justiça. Esta estratégia salvadora ocorreu-me quando se soube que Arlindo de Carvalho e Oliveira e Costa tinham sido condenados a seis e 12 anos de prisão, respectivamente, e que Oliveira e Costa já tinha sido condenado a 14 anos no ano passado, noutro processo. Vários outros arguidos do caso BPN foram condenados, mas permanecem todos em liberdade, por causa dos recursos apresentados pelos advogados. Entretanto, Oliveira e Costa tem 83 anos. Nos Estados Unidos, Bernie Madoff foi condenado a 150 anos de prisão (e já cumpriu os primeiros nove). Cá, é parecido: em princípio, Oliveira e Costa será finalmente preso se viver até aos 150 anos.(…) Ricardo Araújo Pereira, in Visão 15nov2018.
  • A Black Friday é uma enorme treta, denuncia a Which, associação britânica de defesa do consumidor. 87% dos preços anunciados eram os mesmos, e 46% dos produtos foram mais baixos, várias vezes no ano.
  • As autoridades israelitas emitiram uma ordem proibindo que o membro do Comitê Executivo da Organização de Libertação da Palestina (OLP) e o Ministro de Jerusalém, Adnan Al-Husayni, viajassem por três meses, obrigando-o a assinar uma garantia financeira de 10.000 shekels ( US $ 2.676) depois de confiscar o seu passaporte. MEM.
  • «Não somos robots»: trabalhadores da Amazon Europa paralisam no Black Friday contra os baixos salários e as condições de trabalho desumanas. Common Dreams.

Sem comentários: