sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Bico calado

  • A futura ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, recebeu doação de réu por assassinato de líder indígena em MS. O Índio da etnia guarani-caiová lutava por demarcação de terras no Estado. Folha de S. Paulo.
  • O envolvimento de milicianos no assassinato da veradora Marielle Franco, em março deste ano, foi confirmado pelo secretário de Segurança do Rio, general Richard Nunes, em entrevista à GloboNews, revela O Globo.
  • Sabia que a «organização de base» The Taxpayers Alliance, que diz representar homens e mulheres comuns do Reino Unido, é financiado por um fundo religioso bilionário dos EUA, com sede nas Bahamas? E que esse fundo offshore foi criado por uma alta individualidade que costuma «otimizar» os seus impostos?
  • «O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, escolheu a chamada “Cimeira da Paz” promovida por Emmanuel Macron, em Paris, para anunciar que “não há solução diplomática” para o problema de Gaza. Instantes depois, iniciou-se mais um período de ataques aéreos e invasão terrestre do exército israelita contra a martirizada faixa de terra cercada e bloqueada, na verdade um campo de concentração. Através das suas solenes palavras, ficou registado que o chefe do regime sionista já tem uma solução final para os dois milhões de habitantes de Gaza – e que não será alcançada por via negocial. O mundo ouviu e calou.» José Goulão, in O Lado Oculto.
  • MUOS (Mobile User Objective System) não é um radar defensivo da Lockheed, mas um novo sistema de comunicações por satélite permitindo ao Pentágono supervisionar acções ofensivas em qualquer lugar do mundo. Uma das suas quatro bases terrestres situa-se em Niscemi, Itália. Manlio DinucciIl Manifesto. Via O Lado Oculto.
  • «No dia 10 de Novembro, mais três comandantes dos mercenários terroristas agindo em nome do Daesh foram salvos das ofensivas do exército nacional sírio embarcando num helicóptero militar norte-americano na aldeia de as-Suvayda, província de Hasakah, distrito de Deir es-Ezzor. Desconhece-se o rumo seguindo; um dos destinos possíveis é o Afeganistão, para onde têm sido enviados centenas de terroristas e familiares através de operações de resgate montadas pela CIA em diversas regiões sírias.» Edward Barnes, in O Lado Oculto.
  • «O istmo de Kra, na Tailândia, que liga o continente à península malaia tem condições para que aí seja escavado um canal ligando o Mar de Andaman ao Golfo da Tailândia, permitindo a passagem entre o Índico e o Mar do Sul da China e o Pacífico sem transitar pelo Estreito de Malaca. O canal pouparia aos cargueiros 1200 Km de navegação, que teriam um importante impacto no preço das mercadorias transportadas, nomeadamente no custo da energia (petróleo e gás), que por seu lado implicaria uma maior competitividade dos produtos produzidos pelos países asiáticos, nomeadamente China, Japão, Filipinas, Vietname, Coreias e outros. (…) Esta oposição tem-se manifestado no ressurgimento da actividade de grupos terroristas islâmicos, nomeadamente a Jemaah Islamiyah, fundada em 1993, e a Frente de Libertação Islâmica do Patami, que pretendem a independência da pequena região. Entre as ações que levam a cabo conta-se o atentado de 2017 em Mueang Pattani, quando duas bombas explodiram no interior de um centro comercial, matando e ferindo muitos inocentes. Especula-se que estes grupos sejam armados e abastecidos pelos opositores à construção do canal.» Jorge Fonseca de Almeida, in O Lado Oculto.
  • Atlanta, na Geórgia, EUA, proíbe lojas de venderem gatos e cães. É a nona cidade do estado da Georgia a tomar esta decisão, aliás como mais de 250 localidades dos EUA. AJC.

Sem comentários: