terça-feira, 23 de outubro de 2018

Setúbal: quais os impactos da dragagem do Canal da Barra?

  • Portugueses e espanhóis juntam-se no sábado passado numa manifestação em Salamanca, Espanha, contra a instalação de uma mina de urânio da Berkeley em Retortillo, a 40 Km de Portugal, projeto que, dizem, terá graves impactos ambientais e na saúde. CM.
  • Impactos negativos da dragagem Canal da Barra, de acesso ao porto de Setúbal, segundo os ambientalistas da Wilder: (1) o ruído dos motores de sucção das dragas vai afugentar os 30 golfinhos que vivem na zona; (2) a mobilização do lodo provocará dispersão de contaminantes e dos poluentes presentes, ainda que de forma vestigial, nos sedimentos; (3) as obras representam um risco para as quatro principais áreas de pradarias marinhas nas áreas adjacentes à intervenção e que desempenham um papel-chave para a biodiversidade marinha na região, pelo que são protegidas a nível europeu; (4) a suspensão desses sedimentos afetará bivalves (ostras), polvos e chocos, várias espécies de raias, prevendo-se mortalidade elevada de larvas e juvenis de peixes, pela sua reduzida mobilidade; (5) o aumento da capacidade do porto de Setúbal poderá enterrar as empresas de turismo de natureza. Wilder.
  • Cerca de um quarto do lixo da Cidade do Cabo, África do Sul, é despejado ilegalmente ou deixado em aterros sanitários. The Citizen.
  • Um navio de cruzeiro da P & O despejou 27 mil litros de restos de comida e água suja no parque marinho da Grande Barreira de Corais em agosto passado. O caso está a ser investigado pelo Senado australiano na sequência da denúncia apresentada pela senadora Larissa Waters após ter recebido informação anónima. A ocorrência foi comunicada às autoridades competentes com alguma demora injustificada. The Guardian.

1 comentário:

OLima disse...

«Portugueses e espanhóis juntam-se no sábado passado numa manifestação em Salamanca, Espanha,» - Esse protesto foi organizado por empresários de pecuária da região e contou com o apoio da plataforma Stop Urânio e de mais 42 câmaras municipais do oeste da província de Salamanca.
JN.
https://www.jn.pt/nacional/interior/governo-espanhol-confirma-fim-da-mina-de-uranio-junto-a-portugal-10071344.html