Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

França proíbe uso de 5 neonicotinoides

  • O rio Este, que atravessa Braga, ficou branco, devido a uma descarga de efluentes, a segunda no espaço de uma semana. O atentado ecológico terá ocorrido na zona em que o curso de água atravessa a Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, vulgarmente conhecida como via rápida. Em 23 de agosto, uma outra descarga matou dezenas de peixes, tendo a água ficado com uma cor amarelada e mal cheirosa. A situação foi provocada pela obstrução, propositada, de sacos de areia, do coletor de saneamento de águas residuais existente junto à rua do Vilar na freguesia de Este S. Mamede, em Braga, o que provocou o retorno do efluente e o seu transbordo para a linha de água. O Minho.
  • Alguns moradores do bairro do Casal das Areias, em Alverca, Vila Franca de Xira, continuam apreensivos quanto ao futuro funcionamento de uma central de betão na zona e pedem ao município que esteja atento. Os habitantes estão a desconfiar do tráfego frequente de camiões na zona, sabendo-se que a Agência Portuguesa do Ambiente ainda não licenciou a unidade. O Mirante.
  • Os baixos valores de oxigénio na água do Tejo, a montante de Mação, na albufeira do Fratel, vai ter implicações na qualidade da água na extensão do rio que atravessa o distrito de Santarém, o que pode provocar a mortandade de peixes e por em causa a sobrevivência dos pescadores. O Mirante.
  • A França proibiu o uso, em espaços abertos, de cinco inseticidas considerados responsáveis pela morte de colónias de abelhas. Eles fazem parte da categoria dos chamados neonicotinoides, derivados da nicotina. Globo.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue