Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

terça-feira, 1 de maio de 2018

Proibida a aplicação de pesticidas neonicotinoides ao ar livre

Foto: Patrick Pleul/AFP/Getty Images
  • Um grupo de populares manifestou-se no centro de Ovar contra os atentados ambientais da Central de Betonagem para Fabrico de Betão – António Branco Tavares & Filhos, Lda. A empresa é reincidente neste tipo de comportamento porque, depois de estar instalada de forma clandestina numa reserva florestal de Valongo, foi obrigada a encerrar pela autarquia local. A autarquia de Ovar admite que o licenciamento solicitado em 2013 pela ABTF não foi autorizado e que, tendo a empresa iniciado laboração mesmo assim, a câmara mandou encerrar a unidade em julho de 2017 – ordem “que não chegou a ser cumprida face à instauração [pela empresa] de uma providência cautelar que determinou a suspensão imediata da ordem camarária”. Desde finais de 2014, foram registados quatro derrames de cimento, com estragos em viaturas moradias e pavilhões, descargas de água com cimento para as condutas de águas pluviais e pessoas hospitalizadas com problemas respiratórios e de visão devido à inalação de partículas. Ovar News.
  • Os Estados-membros da União Europeia aprovaram em 27 de abril uma proposta que proíbe o uso ao ar livre de inseticidas perigosos para as abelhas. A utilização de três pesticidas neonicotinóides, - imidacloprid, clotianidina e tiametoxam -, passa a ser proibida a não ser em estufas, onde não entrem abelhas. Os neonicotinóides – inseticidas derivados da nicotina que atacam o sistema nervoso dos insetos – podem afetar a memória das abelhas, fazendo com que fiquem desorientadas, para além de causarem a morte prematura da abelha-rainha e das obreiras. The Uniplanet.
  • Uma central solar acaba de ser inaugurada no sítio da catástrofe nuclear de Chernobyl, conta a BBC.
  • A China está a introduzir uma frota inteira de autocarros elétricos de 5 em 5 semanas. Isto deve doer imenso às petrolíferas…
  • O ministério do Ambiente dos EUA dispensou uma refinaria de petróleo do bilionário Carl Icahn, ex-conselheiro de Trump, de uma série de obrigações legais impostas aos biocombustíveis, conta a Reuters.
  • Nos EUA, as alterações introduzidas nos impostos pela administração Trump fabricaram lucros a empresas de fraturação hidráulica recentemente enterradas em dívidas. DeSmog.
  • Leonardo diCapprio deu nome a escaravelho aquático, - Grouvellinus leonardodicaprioi-,  identificado na ilha de Borneo, Malásia. The Guardian.
  • A amônia (NH3) tem atraído a atenção nos últimos anos como um combustível que não emite dióxido de carbono. Para ser usada como combustível, deve ter uma temperatura de combustão mais baixa e produzir apenas nitrogénio (N2) e água. Investigadores da Kumamoto University desenvolveram um novo catalisador que queima o NH3 a uma temperatura baixa e produz N2. Espera-se que os resultados contribuam para aumentar o uso de energia renovável. Science Daily.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue