Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 30 de março de 2018

Reino Unido: as renováveis produziram mais eletricidade do que o nuclear

Couto de Esteves.
  • No Reino Unido, em 2017, as centrais solares e eólicas produziram mais eletricidade do que as centrais nucleares. The Guardian.
  • A Polónia foi o último país europeu a aprovar uma lei que ratifica o acordo de Paris, conta a Reuters. Sublinhe-se que a Polónia se fez um osso duro de roer. Em abril de 2014 ainda dizia querer aumentar a extração do carvão e de gás de xisto; em outubro do mesmo ano, dizia que colaboraria no esforço de combate às alterações climáticas se a União Europeia lhe desse mais tempo e mais subsídios; em setembro de 2016, sublinhava que ratificaria o Protocolo se recebesse mais subsídios.
  • A exploração de areias pesadas em Nagonha está a colocar uma aldeia costeira em sério risco de ser arrastada para o oceano Índico, denuncia a Amnistia Internacional, que recomenda a suspensão imediata das atividades de exploração mineira da chinesa Haiyu, a cerca de 180 km de Nampula. «A inação do Governo deixou os residentes de Nagonha à mercê de uma empresa que dá a prioridade à busca do lucro e negligência a vida das pessoas», disse Deprose Muchena, Diretor Regional da Amnistia Internacional para a África Austral. «A Amnistia Internacional apela ao Governo moçambicano para investigar as ações desta mineradora em particular aquelas que põem em causa a legislação do país e a vida da população. Apelamos, igualmente, ao Governo para assegurar que a comunidade de Nagonha está a ser compensada pelos danos causados pela mineradora». A AI recomenda também ao Governo para realizar urgentemente inspeções ambientais, sociais e de direitos humanos legalmente exigidas a todas as operações mineiras realizadas pela empresa Haiyu e disponibilizar as suas conclusões para consulta pública. DW.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue