Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Portugal: 9% em seca extrema e 52% em risco de desertificação

Agrião gigante (Cardamine raphanifolia Pour). Foto: Maria Carvalho.
  • A 15 de Fevereiro, 9% de Portugal estava já em seca extrema e 52% do território nacional está em risco de desertificação, disse o secretário de Estado das Florestas, anunciando o lançamento de um Observatório Contra a Desertificação: «O Observatório de Luta Contra a Desertificação irá permitir ter boa informação sobre os processos de evolução do ponto de vista físico, económico e social dos territórios mais desfavorecidos».
  • A Agência Portuguesa do Ambiente vai fazer um estudo sobre os custos e benefícios da instalação de um sistema mecânico de transposição de areias na barra da Figueira da Foz. A instalação de um sistema de mecânico de transposição de sedimentos (“bypass”) na barra da Figueira da Foz através de uma tubagem por debaixo do leito do rio – que permita levar a areia que acaba depositada a norte para as praias a sul, afetadas pela erosão costeira – é uma proposta defendida há cerca de oito anos pelo movimento de cidadãos SOS Cabedelo.
  • Cuidado com este agrião gigante. É mais uma invasora com potencialidades desconhecidas, alerta Maria Carvalho, dinamizadora do blogue Dias com árvores.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue