quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Eucalipto: corrida esgota semente geneticamente melhorada

Imagem captada aqui.

A semente de eucalipto geneticamente melhorada mais recomendada pelas celuloses está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que impõe restrições à espécie. TSF.

Isto é que é ser esperto e inteligente a valer!
E, sobre este manancial de esperteza e inteligência, parece que tudo ou quase tudo já terá sido dito. Não há pachorra.

Apostila: após esclarecimento da Drª Margarida Silva, que agradeço, «geneticamente melhorada» substitui «transgénica», na versão anterior deste texto.

4 comentários:

Margarida Silva disse...

Caríssimo,
Não tenho indicações de que haja eucaliptos transgénicos em Portugal, muito menos em circulação comercial livre. No entanto o seu texto parece indicar que sim, e que estão a ser usados com abundância. Pode dizer-me em que se baseia para fazer essa afirmação (assumindo que estou a interpretar corretamente o que escreve)?
Agradeço qualquer resposta para info@stopogm.net
Cumprimentos,
Margarida Silva

OLima disse...

Srª Drª Margarida Silva,

Muito obrigado pelo seu comentário.
(https://www.blogger.com/comment.g?blogID=8213119&postID=4971521631204187345&isPopup=true)
De modo algum duvido das suas palavras, que registo.
Leigo na matéria e apenas curioso, interessado e empenhado em causas ambientais, - dinamizando, nesse sentido, o blogue Ambiente Ondas3 desde janeiro de 2004 -,fiz fé na informação veiculada pela ANEFA, que, segundo a TSF, - a fonte da notícia -, garantiu «que a planta de eucalipto recomendada pela indústria das celuloses (sementes geneticamente melhoradas que em princípio crescem mais rápido) está esgotada com tanta procura nos últimos meses, havendo listas de espera, algo que não acontece nos viveiros que têm outro tipo de sementes.»

Apenas isto. Lamento ter involuntariamente contribuído para criar alguma confusão e agradeço o seu esclarecimento.

Margarida Silva disse...

Boa tarde,
Agora compreendo o diferendo. As sementes são certamente geneticamente melhoradas, mas não são transgénicas. Ou seja, são alteradas por melhoramento convencional, e não por engenharia genética.
Está esclarecido.
Bom trabalho,
Margarida Silva

OLima disse...

Foi feita a devida correção ao texto.