sábado, 11 de novembro de 2017

Ribeira dos Milagres sofre mais uma descarga poluente de suinícola

Imagem colhida aqui.
  • A Ribeira dos Milagres sofreu ontem mais uma descarga poluente proveniente de uma suinícola. As autoridades competentes tomaram nota da ocorrência. «Já passaram os 120 dias que foram dados à RECILIS para a adjudicação para a construção da ETES, pelo silêncio percebemos que mais uma vez não passaram de promessas. O Sr. prometeu publicamente que após este prazo não havia mais espaço nem complacência, O ESTADO ASSUMIA A CONSTRUÇÃO DA ETES. Ficamos mais uma vez a aguardar uma explicação Sr. ministro. Quero também lembrar que a Sra ministra do anterior governo, Dra. Assunção Cristas, também prometeu publicamente que ia resolver o problema mas de facto não fez nada rigorosamente tudo ficou como estava, agora que está na oposição é que está disponível e com muita força e vontade de apresentar trabalhoFB. Refira-se que o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, concedeu, em 22 de junho de 2017, a Medalha de Honra da Agricultura à Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, «em reconhecimento pelo seu valioso e excecional contributo para o desenvolvimento agrícola, agroindustrial e florestal do País».
Imagem colhida aqui.
  • A recente mortandade de milhares de peixes no rio Tejo, junto a Vila Velha de Ródão, prende-se, provavelmente, com uma concentração de várias descargas poluentes e com a diminuição do caudal do rio, diz a Quercus. «Infelizmente, é uma situação que não se resolve», diz Samuel Infante. «Aliás, a Celtejo tem uma licença que não consegue cumprir. A própria empresa já reconheceu ao Ministério do Ambiente que está em incumprimento. Se está em incumprimento tem que arranjar alternativa, não pode descarregar no meio hídrico e provocar estas mortandades e estar a destruir um património que é de todos. Estão a decorrer vários processos de crime ambiental no Ministério Público. É preciso de uma vez por todas que o MP realmente agarre. Há autos que são levantados, mas o rio é que continua a sofrer, as populações que dependem do rio, os pescadores, os operadores turísticos, o ecossistema em si, toda a actividade económica que está no rio continua a sofrer no dia-a-dia», acrescenta. RR.
  • O Large Modifiable Underwater Mothership, ou MUM, é um novo veículo subaquático autónomo em desenvolvimento por cientistas alemães, com o apoio do governo germânico, e poderá constituir o mais avançado equipamento para trabalho e investigação subaquática dentro de poucos anos. O veículo subaquático não tripulado está a ser desenvolvido por engenheiros da thyssenkrupp, da Universidade Técnica de Berlim, da Universidade de Rostock, da Atlas Elektronik e da EvoLogics. Concluído em 2020, deverá ser comercializado a partir de 2025. JEMar.
  • Uma nuvem radioativa proveniente da Rússia ou do Cazaquistão não representou qualquer perigo para a saúde humana ou para o Ambiente, diz o IRSN, departamento técnico da reguladora nuclear francesa ASN.  Reuters/The Guardian.

Sem comentários: