Foto: Ashley Cooper/Images From A Warming Planet
Crise climática? É o capitalismo, estúpido
por Benjamin Y. Fong, in NYTimes 20nov2017
Notas:
- O verdadeiro culpado da crise climática não é nenhuma forma particular de consumo, produção ou regulamentação, mas sim a própria maneira pela qual produzimos globalmente, que é para o lucro e não para a sustentabilidade. Enquanto este sistema vingar, a crise não só continuará como piorará.
- Pela primeira vez, as alterações climáticas tornaram a luta anticapitalista numa questão que não assenta nas classes.
- Este problema é provocado por muita inércia, ignorância e estupidez, havendo quem defenda que poderá ser resolvido através de soluções técnicas desenvolvidas e concretizadas por gente empenhada e inteligente. Mas isso é uma ilusão. Quando uma empresa toma uma decisão que é destruidora do Ambiente, por exemplo, não é porque os responsáveis são maus ou estúpidos. Eles cumprem uma função, e se não o fizerem, outros podem ocupar o seu lugar. Se algo der errado - ou seja, se algo põe em perigo o lucro - eles podem servir de bodes expiatórios, mas quaisquer decisões estúpidas ou perigosas que eles fazem resultam de personificações do capital. Portanto, é todo o sistema que está em causa, e sempre que humilhamos aselhas ou elogiamos génios perdemos a oportunidade de concluirmos que há mesmo a necessidade de uma mudança estrutural.
- A esperança de que podemos colocar pessoas inteligentes em posições onde possam projetar um conjunto perfeito de regulamentos, ou de que podemos confiar nos cientistas para tirar o carbono da atmosfera e criar fontes de energia renováveis, serve para esconder o simples facto de que o trabalho de salvar o planeta é político, não é técnico. A inteligência das pessoas mais brilhantes do mundo não é compatível com a estupidez desenfreada do capitalismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário