Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Duas barragens para demolir

Vista no Alto do Murouçal. Imagem captada aqui.
  • Duas barragens vão ter de ser demolidas. Ambas construídas ilegalmente na Herdade de Canelas pelo banqueiro luso-angolano Fernando Teles, presidente do Bic Angola e administrador do EuroBic. Uma das barragens (Tripeças) interfere com a linha de água que abastece a albufeira pública de Pego do Altar que serve 300 regantes e 6 mil hectares de regadio. A outra barragem (Javalis) está no centro de uma disputa de águas com a herdade vizinha de Vale da Arca, do empresário Manuel Magalhães, alegando que a escassez de água na sua barragem gerava perdas avultadas na produção de azeite. Expresso.
  • A salvínia (Salvinia molesta) é um feto anual aquático, originário da América do Sul. É uma das piores invasoras aquáticas a nível mundial que forma tapetes densos na superfície de águas paradas ou com pouco movimento. Os tapetes de salvínia sombreiam as plantas submersas e impedem a troca de oxigénio, fazendo com que a água se torne imprópria para peixes e outros animais. Além disso, podem bloquear os canais de irrigação, poluir água potável e evitar o uso das áreas invadidas para atividades recreativas como natação, pesca e passeios de barco. Ao detertar uma área com salvínia deve-se avisar as autoridades locais de ambiente (ICNF, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas) ou o SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente), enviar uma mensagem para invader@uc.pt.
  • O inseticida neonicotinóide tiametoxam, frequentemente utilizado na agricultura, poderá acabar por levar as populações de abelhões à extinção, alerta um coordenado por Nigel Raine, professor da Universidade de Gelph, no Canadá. Estima-se que 1,4 mil milhões de empregos e três quartos das colheitas agrícolas do mundo dependam dos polinizadores, especialmente das abelhas, e as suas populações têm sofrido um declínio acentuado nas últimas décadas, devido à perda de habitat, doenças e utilização de pesticidas. UniPlanet.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue